::Home > Tecnologia Educacional > Projetos com tecnologia > Imersão tecnológica 8o ano
> En Español
Páginas Relacionadas
> 8º ano - Primeiros Passos

Programa de imersão tecnológica 2017

Programa de imersão tecnológica 2017

8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio

Por: Equipe de Tecnologia Educacional | 24 de novembro de 2015.

Educar aprendizes do século XXI
Há algumas décadas, somos testemunhas do surgimento de uma nova forma de organização econômica, social, política e cultural, à que chamamos Sociedade da Informação, impulsionada pelo vertiginoso desenvolvimento tecnológico. O fenômeno da Internet e seu impacto na vida das pessoas é uma das manifestações desse novo paradigma tecnológico, na medida em que a rede global não é apenas uma ferramenta de comunicação de busca da informação, mas também um novo e complexo espaço global para a ação social e, por extensão, para a aprendizagem (Castells, 2001)1.

Diante da necessidade de contextualizar o ensino, adaptando-o às exigências do século XXI no que se refere às habilidades e competências requeridas no âmbito da sociedade da informação e da economia do conhecimento2; há vários anos, o Colégio Miguel de Cervantes investe em recursos tecnológicos, dotando suas aulas com equipamento de ponta, como lousas digitais, conectividade e laboratórios móveis com computadores para uso por parte de seus alunos.

Em conjunto com um processo de formação e capacitação de professores, toda essa tecnologia nos permitiu aperfeiçoar nosso trabalho docente e amadurecer a proposta à que chamamos Programa de Imersão Tecnológica. Esse programa tem como objetivo fundamental levar o aluno ao centro do processo de ensino e aprendizagem mediante o uso constante de dispositivos móveis como suporte à atividade pedagógica diária e com base em um conceito inovador de ensino, definido como um tipo de alfabetização relacionada com a capacidade dos estudantes para aplicarem seu conhecimento e habilidades em áreas curriculares chave e de analisar, refletir e comunicar efetivamente na medida em que resolvem e interpretam problemas em diferentes situações (OCDE, 2010)3.

Programa de Imersão Tecnológica 2017
Este programa, baseado no uso intensivo, mas não exclusivo, de versões digitais dos livros didáticos e/ou conteúdos digitais diversos acessíveis por dispositivos móveis (notebooks) e gerenciados com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle4, foi desenvolvido no biênio 2014-2015 no 4º ciclo do Ensino Fundamental. Em 2016, será estendido aos alunos do 1º ano do Ensino Médio.

Materiais didáticos e equipamento necessário
Para a realização desse programa, à lista de materiais escolares de 2016 serão adicionadas as versões digitais dos livros didáticos adotados (consulte aqui a lista de materiais) e também a indicação de uso por parte dos alunos, na escola e em suas casas, de um Notebook ou Ultrabook com as configurações a seguir:

Requisitos de sistema:
OS
Windows 7 , 8 ou 10
 Mac OS 10.5 | 10.6 | 10.7
CPU
Core 2 Duo ou superior
Core 2 Duo ou superior
Browser
Internet Explorer/Edge | Firefox | Chrome (atualizados)
Firefox | Safari 4 ou 5
Bateria
Autonomia mínima: 3 horas
 

Requisitos adicionais mínimos recomendados:
HD
250 GB
Memoria RAM
2 GB
Tela
Máximo 14’
Add-ins
Flash Player  atualizado
Conexão
Conexão Wi-Fi
Software adicional*
 

*Instalação de software adicional:

Tr
ata-se de um software que, instalado nos dispositivos dos alunos, permite ao professor monitorar e intervir nas atividades dos usu&

Anexo(s):
:: Leitor FTD
:: GeoGebra
:: GeoGebra-MacOS
:: Poly32
:: Winplot
:: Insight-Mac Os
:: Insight-Windows
Av. Jorge João Saad, 905 - Morumbi - CEP 05618-001 - São Paulo - Tel.: +55 (11) 3779-1800 / FAX: +55 (11) 3742-3604
© 2000-2016 - Colégio Miguel de Cervantes - Melhor visualizado em 1024x768, 16 milhões de cores - Design: Depto. Comunicação Cervantes - Desenvolvido por Link e Cérebro - Administrado com SmartSite