Mostra de Dança e Expressão do Colégio Miguel de Cervantes comemora 10 anos
Evento prestigia sua 10ª edição com retrospectiva

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 2 de dezembro de 2014

“Dançar é expressar sentimentos, é alegria, é vida”, essas foram algumas das definições das alunas do Colégio Miguel de Cervantes apresentadas no telão durante a X Mostra de Dança, em 30 de novembro. Apresentaram-se no evento, além das alunas de dança do curso extra do Colégio Miguel de Cervantes, os Colégios Ítalo Brasileiro, Akita Kids, Maple Bear e Sagrado Coração de Jesus. Também participaram o grupo de dança do professor Leslie William do São Paulo Futebol Clube e de Dança Espanhola do Colégio Miguel de Cervantes.

A programação do evento contou com performances de Ballet, Jazz, Hip hop, Dança Espanhola e Dança Contemporânea e trouxe ao palco crianças, jovens e adultos.

Para a professora Sandra Aguiar, do Colégio Sagrado Coração de Jesus, a dança é transformadora, “eu percebo que as alunas evoluem muito em relação à timidez e à personalidade. A dança consegue desenvolver a memorização, as habilidades psicomotoras e promove a interação e o trabalho em grupo”.

Nos 10 anos de existência, passaram pelo palco da Mostra, entre grupos de Colégios e escolas de dança, mais de 18 companhias como as dos Colégios, Mario Schenberg, Porto Seguro, Albert Sabin, Notre Dame, Nova Escola, Santa Maria; e grupos de dança como Sociedade Esportiva Palmeiras, Clube Paineiras do Morumbi, Grupo Folclórico Alma Guarani, Companhia Fernanda Bianchini, Cia de Dança Espaço e Movimento e ARC Sports e Ginástica Artística.

Para as dançarinas do São Paulo Futebol Clube Tamires Andrade Marchiano, Mariana Mariconi, Mariana Malandrino Clemente e Maria Vitória Aisha Callender Damaceno Motta, participar de mostras de dança tem muitos aspectos positivos, “a mostra é uma forma de expandir a arte, motivar as pessoas a dançarem, conhecer pessoas novas e novas tendências”. Para o coreógrafo do grupo, Leslie William, os benefícios da dança não são só físicos mas também intelectuais, “acredito que a disciplina, a responsabilidade e a determinação que a dança desenvolve são características que podem ser levadas para todos os aspectos da vida.”

Para a professora de dança do Colégio Ítalo Brasileiro, Sheila Mathias da Silva, trazer as alunas para a Mostra é uma experiência enriquecedora, principalmente por propiciar a apresentação em um ambiente diferente do que as alunas estão acostumadas e trocar experiência com outros grupos de dança. Para ela, que há 12 anos ensina dança a crianças de diversas idades, uma das características mais importantes é a sociabilização que as coreografias em grupo desenvolvem, “as crianças aprendem que precisam trabalhar em grupo e ajudam umas às outras.”

Luciana Melloni Rocco de Oliveira, professora do Colégio Miguel de Cervantes e idealizadora da Mostra, explica que, inicialmente, a proposta era um espaço para que as alunas do curso de Dança e Expressão do Colégio pudessem vivenciar o aprendizado das aulas no palco. Segundo ela, o objetivo em trazer as entidades convidadas é principalmente proporcionar o contato com vários estilos de dança, ritmos e trabalhos diferenciados.

Nos 10 anos da Mostra, mais de 1300 amantes da dança, crianças e adultos, apresentaram-se garantindo, em todos os eventos, um público de mais de 400 pessoas na maior parte das edições.