Super-heróis, piratas, princesas e fadas apareceram para brincar o Carnaval no Colégio Miguel de Cervantes
Educação Infantil e Ensino Fundamental I – 1º ciclo – participaram de baile e desfile de fantasias

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 13 de fevereiro de 2015.

O Carnaval se tornou uma das manifestações culturais brasileiras mais disseminadas no país e como tal, é conteúdo na Educação Infantil e 1º ciclo do Ensino Fundamental do Colégio Miguel de Cervantes. Em um trabalho interdisciplinar em sala de aula a partir do tema, os alunos aprendem sobre diversidade, história, linha do tempo, arte, música e corpo.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva

Tatiana Del Castillo Gola, orientadora do Ensino Fundamental 1º ciclo, acredita que o Carnaval é uma boa oportunidade para trabalhar a aprendizagem significativa: “os alunos do 2º ano, do Ensino Fundamental, têm neste 1º trimestre, em Língua Portuguesa, como gênero de foco as “marchinhas de carnaval”. Este gênero textual resgata manifestações da cultura popular brasileira, além de ampliar o repertório referente a textos com estruturas de versos, estrofes, rimas, que facilitam o processo de alfabetização. Estabelecer a relação entre o carnaval antigo e o atual e os diferentes costumes de cada região brasileira é algo que fascina os alunos. Assim, com o objetivo de valorizar este momento e ampliar o repertório cultural das crianças, cada sala do 2º ano elegeu sua marchinha preferida e organizou um desfile, que foi apresentado aos alunos do 3º ano. Os blocos das salas desfilaram pela marquise e ao final convidaram a todos para o baile.“


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva

Para Cássia Bernardino, professora de música da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, é importante estimular o brincar Carnaval: “as brincadeiras (danças, fantasias, dentre outras) são para os pequenos uma oportunidade de expressão corporal, socialização e de construção de identidade cultural. Outra questão importante é que no Carnaval podemos reconhecer diversas culturas, dos mais variados povos, que influenciaram a música brasileira. Nas aulas de Música, principalmente no 1º ano, temos atentado para conhecer e valorizar estes povos que enriqueceram a formação de ritmos típicos do Carnaval, como o samba, o frevo, as marchas-rancho, dentre outros.”

Baile e desfile de fantasias alegraram a festa das crianças que munidas de confetes e serpentinas, dançaram ao som de marchinhas tradicionais.