Curso EDUCAR MÁSTER – BM&F Bovespa – apresenta alternativas de planejamento e controle orçamentário
Alunos discutem consumo consciente, administração do dinheiro e projeto de vida

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 23 de fevereiro de 2015.

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes participaram, nos dias 19 e 20 de fevereiro, do Educar Máster, curso que faz parte do programa de palestras da BM&F Bovespa VAI ATÉ VOCÊ, e que aconteceu no auditório do Colégio.

O curso ministrado pelo administrador com especialização em Mercado de Capitais, Renato Silva, teve a duração de 6 horas e tratou de assuntos como: planejamento das finanças pessoais, administração de rendimentos, reserva financeira, consumo consciente e alternativas de investimentos.

Renato Silva mostrou aos alunos que o planejamento financeiro contribui para a realização de sonhos. Segundo ele, é importante estabelecer prioridades na vida e mapear a situação econômica para poder alcançar objetivos. “Poupar é o elemento maior da formação de riqueza e do patrimônio”, afirma.


Fotos: Silvio Luiz Canella

O administrador explicou que o consumo consciente precisa ser racional e quando adequado desenvolve a economia, gerando empregos.
Para o professor de matemática Miguel Luis Folchetti, o assunto prepara e orienta o aluno para a vida: “temas como inflação, controle de gastos, impostos, Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), planejamento, financiamentos, investimentos, juros, dentre outros, farão, cada vez mais, parte da realidade diária dos nossos alunos na vida adulta”.

A aluna Fabiana Santos da Santana, do 3ºA EM, acredita que o curso complementou os assuntos abordados em aula. “O professor Miguel já falou em aula sobre como planejar as várias fases da vida, da importância de administrar bem o dinheiro e se preparar para os imprevistos. O curso reforçou esses conceitos e apresentou outras possibilidades de organização”, comentou a aluna.

Matheus Raffaelli Sant’Anna, 3º B EM, pensa em seguir carreira na área de Economia, e acredita que a educação financeira é muito importante na educação formal. Para o aluno, “as pessoas precisam ter acesso a todo o tipo de informação para não se deixarem enganar e também para planejarem melhor suas vidas.”

Durante o curso Renato apresentou situações e problemas financeiros hipotéticos, relacionados à administração do dinheiro, nos quais os alunos interagiram apresentando alternativas e soluções. No segundo dia de curso detalhou os vários tipos de investimentos disponíveis no mercado para os diversos perfis de investidores.