Estudo do meio: visita ao Zooparque de Itatiba
Saída promove interação com a natureza e valorização da preservação dos ecossistemas
Por: Tatiana Maria de Paula Silva |06 de março de 2015.
Dando continuidade aos estudos sobre os seres vivos os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental visitaram no dia 26 de fevereiro o Zooparque. A atividade contextualiza o aprendizado em sala de aula, estimula a consciência ecológica e favorece a compreensão das diferenças e da interdependência dos seres com o meio.
Em meio a um fragmento da Mata Atlântica o maior zoológico particular do Brasil, com 500 mil m2 de área verde, abriga cerca de 1.000 animais de 180 espécies diferentes. A biodiversidade de aves, mamíferos, répteis e anfíbios proporcionou às crianças a observação e vivência acerca dos conteúdos das aulas de Ciências que envolvem classificação, reprodução, alimentação e relação entre os seres vivos.
Durante a visita, acompanhados por biólogos, geógrafos e educadores, os alunos puderam observar os animais em semiliberdade em ambientes que imitam ao máximo seu habitat.
O aluno Lorenzo Morariu Barbosa, do 4º ano B, fez algumas descobertas, “foi a primeira vez que eu vi vários animais em seu habitat, e achei muito interessante o calao-de-chifre-duplo e o calao-rinoceronte, aves muito bonitas, que eu nem sabia que existiam. No encontro com os biólogos do parque eu toquei pela primeira vez em um tatu bola e descobri que casca dele faz parte da pele, esse foi um dos momentos mais marcantes para mim.”
Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva
Para a aluna Laura Mustacchi Dias, do 4º A, estar com os colegas na visita colabora bastante para troca de experiências, “a professora propôs que nos dividíssemos em grupos e cada grupo ficou responsável em desenvolver uma ficha gráfica sobre uma das classes de seres vivos: mamíferos, aves e répteis. Então, na visita nós procuramos colher o máximo de informação sobre cada espécie do nosso grupo para poder compartilhar com todos, assim a turma toda ficará sabendo muito sobre cada classe de seres vivos.”
Para a orientadora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, Maria Cecília Grecco S. de Marcílio, a saída pedagógica representa para o desenvolvimento do aluno a oportunidade de interagir com o meio e com seus pares ao mesmo tempo. “Essa é uma oportunidade muito rica, momento em que há a mediação de profissionais da área de Ciências e dos professores para que o aluno, por meio da experiência in loco, possa elaborar suas informações em conhecimento. Há ainda a questão lúdica que não podemos descartar, ou seja, é uma experiência muito apreciada pelas crianças”, afirma.