Projeto Trovas do 1º ano do Ensino Fundamental tem início com música e brincadeiras
Sensibilização abre portas para um aprendizado significativo e prazeroso

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 10 de março de 2015.

Contando e cantando histórias, as atrizes Camila Cassis e Natália Grisi, do grupo A Hora da História, apresentaram, em 10 de março, no teatro do Colégio Miguel de Cervantes, um compilado de trovas, histórias e músicas infantis da cultura popular brasileira.

Ao som do acordeão, do violão e de instrumentos de percussão, as atrizes convidaram a plateia a cantar e recitar músicas e trovas relacionadas às brincadeiras infantis. Com a interação das crianças, a dramatização ganhou riqueza e alegria.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva

Para Denise Maria Milan Tonello, orientadora da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, o momento representa um estímulo importante para que as crianças possam interessar-se por este gênero textual. “Trovas, versos, parlendas e cantigas são textos lúdicos, pois através da sonoridade e do ritmo nos dão vontade de brincar, cantar e dançar. É essa vontade e esse encantamento que tornam a aprendizagem prazerosa e significativa para a criança pequena”, afirma Denise.

Para a professora do 1º ano D, Mônica da Conceição Moutinho Lima, a representação é uma sensibilização importante para iniciar os trabalhos em linguagem, “O teatro é um disparador para dar início a todo o trabalho com trovas, resgatando as brincadeiras infantis, que o 1º ano desenvolve ao longo do ano. Trabalhamos com o livro Diga um Verso Bem Bonito!*, coletânea de trovas populares, que será utilizado durante o ano com o caderno Vamos Todos Cirandar**, material desenvolvido pelas professoras e confeccionado aqui na escola. Assim, abarcamos a base alfabética de uma forma lúdica.”

*Diga um Verso Bem bonito! – Série na Panela do Mingau – NÓBREGA, Maria José; PAMPLONA, Rosane. Editora Moderna,