Alunos da educação infantil iniciam estudos sobre o corpo humano
Tema interdisciplinar é trabalhado de forma lúdica e interativa

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 26 de março de 2015.

Conhecer e reconhecer as estruturas e as funções dos órgãos que nos compõem desperta a atenção e a curiosidade dos pequenos. Para aproveitar esse momento e a predisposição sobre o assunto, a equipe de professores do Infantil II desenvolve, ao longo do primeiro trimestre, atividades relacionadas ao tema.

Segundo a professora Daniela Coelho, do Infantil IIB, o trabalho desenvolvido tem como objetivo aguçar o interesse e, de forma lúdica, despertar o olhar científico, de indagação e de levantamento de hipóteses a respeito do corpo humano. “Também esperamos que, com isso, as crianças interiorizem uma postura de cuidado do próprio corpo e respeito ao próximo.”

Na visita ao laboratório de biologia, os alunos conversam com a laboratorista e educadora, Carolina Marques Nogueira, sobre os principais órgãos e ossos que formam o nosso corpo. Com a ajuda do “Bob”, um esqueleto em tamanho real, Carolina não apenas mostra as diferenças entre os ossos e as articulações mas também compara a estrutura óssea de diferentes tipos de animais.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva

Ainda no laboratório, os alunos, com auxílio de um boneco, reconhecem onde estão localizados os órgãos do corpo humano. Em sala de aula, utilizando o aplicativo para Ipad O Corpo, os alunos exercitam de forma divertida e interativa o que aprenderam no laboratório.

A professora Daniela também aponta que, por volta dos quatro anos, as crianças percebem que participam de um grupo social mais amplo do que o familiar. “Suas habilidades relacionais se desenvolvem nas experiências com os colegas, professores e outras pessoas de seu convívio. Dessa forma, elas passam a interessar-se mais pelas conquistas que são capazes de fazer, tomando consciência de sua força, agilidade, equilíbrio e potencialidades de seu corpo”, afirma Daniela.

Nas aulas de Espanhol, as os alunos reforçam os conhecimentos sobre o corpo humano ampliando o vocabulário sobre o tema em canções, contos e jogos. “Trabalhamos atividades como Juan pequeno, Cabeza, hombros, rodillas y pies, El gigante de tiza e, assim, consolidamos e entrelaçamos os novos conhecimentos adquiridos em outras áreas,” explica a professora Belén Salas Torres.