PALESTRA: A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Com o psicomotricista e pesquisador espanhol Juan Antonio García Núñez

24 de abril de 2015 – 14h30 – Colégio Miguel de Cervantes

O Colégio Miguel de Cervantes e o ISPE-GAE agradecem o grande interesse suscitado pela palestra do Prof. Juan García Núñez e informam:

1. A lotação do nosso auditório está esgotada; as inscrições estão encerradas.

2. A palestra será transmitida online e em tempo real nesta página.

3. O acesso ao auditório será por ordem cronológica das inscrições; disponibilizaremos a projeção simultânea da palestra em salas contíguas ao teatro para quem desejar assistir à fala do prof. Juan García Núñez.

4. Clique aqui e confira o status de sus inscrição.



Por ocasião de sua visita ao Brasil para o lançamento da versão brasileira do livro “Psicomotricidade e Educação Infantil” na 32ª edição de sua Feira do Livro, o Colégio Miguel de Cervantes, em parceria com o ISPE-GAE, convida educadores e educadoras para a palestra com o autor Juan Antonio García Núñez.
Psicomotricidade e Educação Infantil
A primeira edição de Psicomotricidade e Educação Pré-escolar foi lançada em fevereiro de 1978. Desde então, essa obra pioneira da Psicomotricidade vem sendoreeditada e atualizada. Sua base de referência nos estudos relacionados à Educação Psicomotora e seu duplo caráter teórico-prático a tornaram uma obra de estudos e consulta muito utilizada pelos educadores.

Teoria e prática
O livro apresenta uma estrutura separada em duas partes: a primeira se dedica a explicar alguns dos aspectos do desenvolvimento infantil e como a Psicomotricidade pode contribuir para esse desenvolvimento incorporando-a ao currículo da Educação Infantil. A segunda parte apresenta propostas de atividades psicomotoras adequadas aos diferentes níveis educacionais que pretendem servir como exemplo e ajudar o educador a elaborar suas próprias atividades.

Juan Antonio García Núñez é um reconhecido psicomotricista espanhol e especialista em problemas de aprendizagem. O enfoque psicomotor de suas pesquisas o levaram a aprofundar o que denomina como “enfoque sequencial psicomotor”, com base na perspectiva neuropsicológica e nas contribuições de autores como Luria, Vygotsky, Wallon, Ajuriaguerra, entre outros. É dele a definição do termo “grafomotricidade” como atividade sistematizada, dirigida ao desenvolvimento de automatismos perceptivos; visuais; auditivos e cinestésicos, que permitam e facilitem a apropriação da escrita. Segundo García Núñez, para que a integração da aprendizagem da lecto-escritura se produza é necessário que a criança tenha estruturado sua atividade mental, tanto no que se refere aos aspectos cognoscitivos, como nos práxicos e que, estimulado pelo entorno, sinta a necessidade de se comunicar.