Oficina “Publicidade: a arte de provocar uma reação”, com Kaled Kalil Kanbour
Alunos do 8º ano do ensino fundamental recebem roteirista para oficina sobre produção de vídeos
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 19 de maio de 2015.
O conceituado roteirista Kaled Kalil Kanbour esteve no Colégio, nos dias 11 e 12 e maio, para conversar com os alunos do 8º ano sobre a produção de vídeos publicitários. Durante a oficina, Kaled falou sobre o processo criativo na construção de histórias que tirem as pessoas da indiferença e provoquem alguma atitude.
Para os alunos, que ao longo do semestre produzirão, em conjunto com os alunos do 6º ano e do 1º ano do ensino médio, um vídeo sobre os indicados ao The world’s children’s prize, prêmio das crianças do mundo pelos direitos da criança 2015, Kaled apontou a necessidade de usar a criatividade e a emoção para contar a história dos indicados e vender uma ideia.
A partir da apresentação de um vídeo, Kaled estimulou os alunos a participarem de um exercício criativo denominado brainstorm e falou sobre as etapas de planejamento da produção, que abrangem desde a identificação dos elementos da história e a definição de sua abordagem até o conceito do vídeo.
Fotos: Silvio Luiz Canella
O objetivo da oficina era que os alunos aprendessem a fazer um storyboard, um tipo de organizador gráfico feito com imagens cujo propósito é visualizar o filme. Para Kaled, a preparação desse recurso é um elemento de comunicação que proporciona a participação e o compartilhamento de ideias. “Os alunos se jogam, interagem e usam muito a criatividade, eles se debruçam no trabalho e é possível desenvolver com eles os conceitos do que é a caracterização dos personagens, o desenvolvimento da história, a sequência e lógica de uma forma didática e prazerosa”, afirma o roteirista.
Sobre os temas ligados à solidariedade, Kaled acredita que é importante mostrar aos jovens um fim nobre para as peças publicitárias, além do aspecto meramente voltado ao consumo de bens, “principalmente nos dias de hoje, em que a sociedade valoriza o individualismo, é necessário falar de solidariedade como princípio para a resolução de problemas que afetam a estrutura social, e que vão desde valores morais até problemas ambientais. Viver solidariamente é imprescindível para a sobrevivência da humanidade”.