Alimentação saudável é tema de projeto no 2º ano do Ensino Fundamental
Alunos refletem sobre a importância dos bons hábitos alimentares

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 4 de agosto de 2015

Complementando os estudos relacionados ao desenvolvimento humano, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental trabalharam, durante o trimestre, a importância e os benefícios da alimentação saudável, conceitos estimulados no Colégio Miguel de Cervantes desde a educação infantil, por meio de atividades lúdicas e motivacionais com pesquisas, receitas e projetos.

Em um trabalho interdisciplinar, os alunos refletiram sobre os próprios hábitos alimentares e sua adequação para um crescimento saudável.
A abordagem do tema começou com um Quiz sobre hábitos alimentares realizado através do site www.sonutricao.com.br/teste/. Com base na pontuação resultante do Quiz, os alunos desenvolveram um gráfico para sinalizar os hábitos das turmas.

Com os gráficos em mãos, as nutricionistas do Colégio foram a todas as salas do 2º ano para um bate-papo sobre alimentos, nutrientes e pirâmide alimentar. No encontro, as crianças puderam identificar os grupos alimentares que compõem uma alimentação saudável e os compararam com a própria alimentação.
Em uma reflexão com as nutricionistas, os alunos se comprometeram a construir com elas, durante as refeições no Colégio, pratos completos e equilibrados.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva e Silvio Luiz Canella

“O objetivo era aproveitar o conhecimento que eles adquiriram com as etapas do desenvolvimento para mostrar como passar por elas com saúde. Nessa faixa etária, apesar de alguns alunos serem mais seletivos, eles também têm muita disponibilidade para experimentar e entender que a boa alimentação os mantém com saúde e traz disposição para o aprendizado. Trabalhamos e acreditamos que, a longo prazo, eles estejam habilitados a tomar decisões conscientes sobre o que comem e em qual quantidade”, afirma a professora Karin Cruz Lopes Arriagada, do 2º C.

Após os encontros, as professoras propuseram que os alunos pesquisassem receitas saudáveis e apresentassem ao grupo. Após a apresentação, o grupo elegeu uma para ser produzida por eles no refeitório do Colégio.

Com a ajuda das nutricionistas, cada turma executou uma receita. Durante o processo, elas explicaram sobre os ingredientes, suas propriedades e benefícios. E depois, claro, a melhor parte, todos experimentaram o prato com os colegas.

Para concluir a atividade, ao final do trimestre os alunos produzirão um livro com receitas saudáveis, que levarão para casa.