Colégio Miguel de Cervantes comemora os resultados do ENEM 2014
Número de alunos que prestaram o exame cresceu 12% em relação a 2013 e é o maior desde 2009

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 11 de agosto de 2015.

Após os resultados do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, divulgados pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, no dia 5 de agosto, a equipe de professores, a orientação pedagógica e a direção do Colégio comemoram a classificação e a crescente participação dos alunos.

No ranking elaborado todos os anos pela imprensa com base nas informações do INEP, o Colégio aparece na 14ª posição entre as escolas particulares da cidade de São Paulo e em 1º lugar em relação às escolas bilíngues.

Para a orientadora do Ensino Médio, Kátia Regina Pupo, a crescente participação dos alunos se dá por meio do incentivo nas aulas de tutoria e do estímulo da equipe de professores para que todos participem da avaliação.

“Considerando principalmente que a prova é um diagnóstico da vida escolar do aluno, o resultado faz jus a um trabalho sério, contínuo e formativo, realizado desde os anos iniciais e culminado no Ensino Médio. Nas tutorias realizadas com os alunos, ressaltamos que o exame não é uma avaliação de escolas, e sim de habilidades e competências cognitivas fundamentais dos próprios alunos. A análise dos dados nos dá subsídios para refletir sobre como vimos trabalhando e quais são os desafios que precisamos enfrentar”, diz Kátia.

Para os professores tutores, João Jonas Veiga Sobral e Miguel Luis Folchetti Filho, o trabalho de tutoria desperta o interesse do aluno em autoavaliar seu aprendizado e vê no exame mais uma oportunidade para esse exercício. “Levando em consideração as características do Colégio em oferecer um ensino bilíngue e bicultural, com atividades que privilegiam ampliação integral do repertório acadêmico e cultural dos alunos, considero nosso rendimento excelente, uma vez que temos a melhor colocação dentre as bilíngues e estamos muito próximos aos primeiros lugares dos Colégios particulares de São Paulo”, comenta João.

“Também levamos em consideração que é parte fundamental do projeto educativo do Colégio incluir e acolher alunos com diferentes níveis de aprendizado. Temos o objetivo de colaborar para que o aluno aprimore suas habilidades e supere suas dificuldades. E todos são igualmente motivados a participarem do ENEM”, destaca Miguel.

O perfil do Ensino Médio do Colégio é, em sua maioria, de alunos que estão desde a Educação Infantil e do Ensino Fundamental. No 2º ano do EM, só são aceitas matrículas de ex-alunos, ao passo que, no 3º ano, já não são aceitos alunos novos, motivos a mais para que a avaliação seja um termômetro de todo o trabalho realizado desde os anos iniciais, o que também é comprovado pelo ótimo índice de desempenho: mais de 75% dos alunos são aprovados no vestibular das principais universidades do país.

A performance no ENEM desse ano é ainda mais animadora quando observamos que, ao mesmo tempo que constatamos um aumento significativo no número de alunos que se apresentam para o exame, vemos as notas obtidas melhorarem ano a ano.

ENEM 2014 – Exame Nacional do Ensino Médio

Tabela 1
Média Geral das escolas privadas da cidade de São Paulo

Tabela 2 
Taxa de participação dos alunos e alunas do 3º ano do Ensino Médio de 2009 – 2014

Tabela 3
Resultados do Exame Nacional do Ensino Médio por área de conhecimento – Colégio Miguel de Cervantes – 2009 – 2014

Tabela 4
Posição do Colégio Miguel de Cervantes no ranking elaborado pela imprensa a partir dos resultados obtidos no ENEM, considerando escolas privadas das esferas federal, estadual e municipal.

* Não foram divulgados publicamente os resultados por área de conhecimento suficientes para a comparação.

Para saber mais sobre o ENEM 2014, acesse o portal do INEP http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem-por-escola