Alunos participam do júri do Festival ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano
Os alunos do 6º ano do Colégio Miguel de Cervantes foram novamente convidados pela Midiativa* para comporem o júri infantil do Festival

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 6 de agosto de 2015.

O ComKids** Festival Prix Jeunesse é um evento cultural que reúne produções audiovisuais e interativas de qualidade produzidas na América Latina e Ibero América para o público infantojuvenil. As obras competem por categorias e são selecionadas por um júri formado por profissionais de vários lugares do mundo, incluindo um júri composto por 20 alunos do Colégio Miguel de Cervantes.

Pela terceira vez consecutiva, nossos alunos participaram do júri avaliando as criações audiovisuais finalistas dedicadas às crianças de 7 a 11 anos na categoria Não Ficção. Acompanhados pela equipe de educomunicadores do ComKids, as crianças e os demais jurados definem os vencedores do prêmio especial, após avaliação e votação.

O processo de eleição foi em duas etapas. Na primeira, que aconteceu no dia 11 de agosto, 20 alunos participaram de uma sessão de projeção no auditório do Colégio Miguel de Cervantes. No dia 18 de agosto, no Sesc Consolação, os alunos assistiram aos demais filmes com os grupos de jurados.
No dia 11, antes das exibições, a representante da Midiativa, Paula Tedrus, conversou com os alunos sobre os objetivos do Festival e a função do júri na avaliação da modalidade Não Ficção. O júri, seguindo os critérios GOSTEI MUITO, GOSTEI e NÃO GOSTEI, avaliou programas para o público infantil nos aspectos Personagens, Imagens, Trilha Sonora e História.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva

Para Paula, a participação dos alunos do Miguel de Cervantes no júri é uma grande contribuição à avaliação das peças. “Pelos estudos realizados no Colégio e pela fluência do idioma, os alunos estão mais próximos da identidade cultural das criações, o que enriquece os debates após a exibição de cada filme. Além disso, são participantes mirins com grande habilidade para expressar suas opiniões usando argumentos bem elaborados para sustentá-las. Com o apoio da coordenadora pedagógica, Vivian Cristianini, esta é a terceira edição na qual contamos com alunos do 6º ano do Colégio”.

Para o aluno Pedro Alvarenga Martin, a experiência foi especial por proporcionar às crianças a oportunidade de opinarem sobre o que é produzido para elas. “É muito interessante conhecer outras culturas através desses programas, e acredito que o voto do júri infantil é mais importante do que o dos adultos, pois nós somos o público que vai, de fato, assistir a essas produções”.

Na cerimônia de encerramento, dia 21 de agosto, no Sesc Consolação, os alunos Luiza Salvatore Ribeiro Cruz e Antonio Fardo Neto anunciaram os dois primeiros ganhadores da categoria 7 a 11 anos – Não Ficção. As produções vencedoras foram: 1º lugar – Asquerosamente Rico (Colômbia), 2º lugar – ¿Con qué sueñas? – Karin (Chile) e 3º lugar – Tem criança na cozinha (Brasil).

Participaram do Júri Infantil
Amanda Ribeiro Vazquez
André de Souza Novo
Antonio Fardo Neto
Eduardo Ribeiro Castro
Eduardo Zamikhowski Villa Lobos
Enzo Ambrozano
Enzo Franconeri Moliterno
Fabio Haroutiun Valletta Ekizian
Felipe Prado Katudjian
Gabriel Fuks Ribeiro
Gustavo Abou Samra Martins Dias
Helena Guthmann Spalding
Luiza Salvatore Ribeiro Cruz
Manuela Franz da Rosa Carlos
Manuela Tavares Vial
Marina Curto Maracajá
Nicolas Skalon Tercic
Pedro Alvarenga Martin
Pedro Aversi Cattaruzzi
Pietra Carolina Vergara Vedrossi

*Midiativa – Ong que se dedica a promover mídia de qualidade para crianças e adolescentes em diversas atividades do ComKids. O Midiativa é responsável pela sétima edição do Festival ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano.
**O ComKids é uma iniciativa do Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes) e da Singular, Mídia e Conteúdo que, desde 2011, tem como objetivos principais: criar ações e espaços de reconhecimento, formar e articular as áreas de produção de conteúdo e da cultura da infância; criar estratégias para a formação de público e fomentar o debate e o desenvolvimento da produção audiovisual e interativa de qualidade para esse público.