Encontro com escritora:
Maria Dueñas no Colégio Miguel de Cervantes

A premiada escritora espanhola Maria Dueñas esteve no Colégio Miguel de Cervantes por ocasião da visita ao Brasil para o lançamento do seu terceiro livro: Destino La Templanza (Editora Planeta)

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 23 de setembro de 2015

A autora esteve, dia 22 de setembro, no teatro do Colégio para um encontro com os alunos do Ensino Médio e público em geral sobre as suas três obras literárias e o processo de criação que envolveu o desenvolvimento de seus livros.

Dando início ao encontro, o diretor gerente, Jaime Pedrol, deu as boas-vindas à autora e aos presentes e passou a palavra ao chefe de departamento de Cultura Espanhola, professor José Muñoz Cabrera, que fez a apresentação de Dueñas e do contexto histórico de seu primeiro best-seller: O tempo entre Costuras.

Em seguida, Dueñas cumprimentou os presentes e falou sobre o início de sua carreira como escritora, também conciliada à vida acadêmica, e como a característica de pesquisadora está presente em sua vida e obra.

Durante palestra, ela comentou sobre toda a pesquisa prévia documental realizada para situar suas histórias dentro de espaços e contextos históricos que despertem o interesse do leitor.

A autora explicou que para a concepção de seus romances ela começa escolhendo os cenários onde a trama será desenvolvida. “Penso sempre em cenários atrativos que apareçam de uma forma que o leitor se envolva e possa passear por eles”, afirma.


Fotos: Silvio Luiz Canella

Dueñas também falou sobre a construção das personagens protagonistas, Sira Quiroga (O tempo entre costuras) e Blanca Perea (A melhor história está por vir), e a transição de mulheres fortes para um personagem masculino, como Mauro Larrea (Destino La Templanza).

Ao final da conferência, a escritora respondeu às perguntas dos alunos, agradeceu o convite do Colégio a autografou os exemplares da sua última obra.

María Dueñas é doutora em Filologia Inglesa e professora titular na Universidade de Murcia. Após duas décadas dedicadas à vida acadêmica, estreou em 2009 no universo literário com o best-seller El tiempo entre costuras (Tempo entre costuras), êxito editorial com mais de um milhão de cópias, 27 edições, traduzido para mais 12 idiomas e adaptado para uma série de televisão.