Professor Pablo Rejas y Jiménez-Madrid presenteia Colégio com pintura de Dom Quixote
Em homenagem ao artista Augusto Ferrer-Dalmau o quadro retrata a chegada de Dom Quixote e Sancho Pança à praia em Barcelona

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 30 de setembro de 2015.

Em razão das comemorações da Hispanidad que celebra o IV Centenário da segunda parte da obra prima de Miguel de Cervantes, o professor Pablo Rejas, em uma cerimônia na Biblioteca do Colégio Miguel de Cervantes, presenteou o Colégio com a pintura a óleo em tela Don Quijote llega al mar.

A obra (de 1,20m x 0,90m), inspirada em um quadro do artista Augusto Ferrer-Dalmau,  retrata a chegada de Dom Quixote e Sancho Pança em suas montarias à praia em Barcelona, momento marcante em que Dom Quixote vê pela primeira vez o mar.

Sobre o quadro, Pablo revela que a concepção aconteceu rapidamente e que o maior desafio foi pintá-lo em um curto espaço de tempo. “O primeiro esboço levou três horas, no dia seguinte as figuras já estavam prontas, mas então comecei a elaborar e a mesclar estilos pictóricos diferentes, como fica evidente na diferença de estilo entre as personagens e o céu e o mar. Essa mudança de estilo requer mais tempo e mais cuidado. Deu trabalho, mas ao final estou feliz com o resultado”.


Fotos: Silvio Luiz Canella

O diretor gerente do Colégio, Jaime Pedrol, abriu a solenidade de entrega agradecendo ao professor pela dedicação e doação, que traz grande significado ao acervo do Colégio, ressaltando aspectos da obra que fazem referência a Barcelona e à segunda parte do romance de Miguel de Cervantes.

Em seguida, o professor Pablo agradeceu as palavras do diretor e convidou os presentes a observarem a pintura, chamando a atenção para o olhar de Dom Quixote, que dá a impressão de fitar o observador independentemente da posição em que ele esteja.

Estavam presentes no evento membros da equipe diretiva do Colégio, a bibliotecária Glória Maria Jauhar, amigos e professores convidados.

Veja todas as fotos em Álbuns Relacionados.