I Quijada de Matemática
Gincana de matemática propõe desafio temático e diverte participantes

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 23 de outubro de 2015.

Durante o mês de setembro, os alunos do PEA – Programa de Estudos Avançados de Matemática – do 8º ano organizaram uma Olimpíada de Matemática interna para os colegas de 8º e 9º anos denominada Quijada Matemática, fusão entre Dom Quixote e Olímpiada, nome dado em razão da comemoração do IV Centenário da segunda parte da obra de Cervantes.

Segundo o professor, Ángel Cara Maldonado, que propôs a atividade, os alunos selecionaram quatro enigmas relacionados à lógica que Cervantes propõe a seus protagonistas, os quais, de uma maneira cômica, tentam resolvê-los, mas sem obter êxito. No entanto, os enigmas ficam em aberto para a reflexão dos leitores.

Todas as quartas-feiras, os alunos publicavam um dos desafios na plataforma Moodle, e os participantes da Olimpíada deveriam resolvê-lo em uma semana, apresentando a resposta de maneira gráfico-geométrica e aritmético-algébrica, indicando o dia e hora da entrega. Os próprios alunos desse programa corrigiam e publicavam a lista dos vencedores da semana.

Os desafios da Quijada foram:
1º desafío: “¿Cuántos bloques forman la tapia?”
2º desafío: “¿Qué coles eliges del huerto?”
3º desafío: “¿Cuántos chorizos se comerá Sancho?”
4º desafío: “¿Cuántas ovejas hay en el rebaño?”

Para o professor, a experiência foi muito satisfatória. “Os alunos organizadores trabalharam em equipe, reconheceram conteúdos matemáticos que apareceram em Dom Quixote que desconheciam e puderam reconhecer a complexidade da correção e avaliação das provas. A cada semana, os alunos participantes estavam cada vez mais motivados por resolver os enigmas da Quijada”, comenta Ángel.

O aluno ganhador da gincana, Murilo Enrique Dorion Nieto, por ter resolvido o maior número de desafios em menor tempo, recebeu, durante a festa da Hispanidad, o certificado das mãos do professor Ángel e da chefe do departamento de matemática, Simone de Pontes Degam.

Após o sucesso da I Quijada Matemática, o professor Ángel promete, em breve, novos desafios e agradece a contribuição dos inspetores Marco Aurélio Senise e Nedes da Silva, que a cada semana controlavam a ordem de entrega das resoluções.

Alunos organizadores da Quijada:
Rafaella Pires Monteiro
Tomás Lucero Domínguez
Felipe Françolin Janowitzer
Maria Eduarda Arias Contrieri
Santiago Mantilla
Sofia Sondermann de Afonseca
Luca de Almeida Pisano