Diversidade, esporte e inclusão

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 23 de outubro de 2015.

Praticar, gostar, assistir, torcer. O esporte, em suas múltiplas funções, é uma atividade historicamente própria do ser humano, promovendo interação, reflexão e paixão. Além disso, sua prática traz inúmeros benefícios à saúde do corpo e da mente.

Nas inúmeras possibilidades de socialização e cidadania que o esporte proporciona, encontramos diferentes histórias de admiração, superação e determinação. Aqui no Miguel de Cervantes, conhecemos um menino que transcendeu o conceito de valorização e apreço pelas atividades esportivas e pelo ser humano.

Vittorio Reis Ursini, nosso aluno do 3º ano A, começou a acompanhar e pesquisar as histórias de atletas com deficiência simplesmente porque compreendeu a acepção da palavra superação e transcendência antes do que muitas outras crianças. Leitor assíduo do caderno de esporte, em 2013 ele começou a se interessar por esportes paralímpicos quando viu, na capa do caderno, o nadador recordista em medalhas de ouro em jogos paralímpicos, Clodoaldo Silva.

Dali em diante, Vittorio começou a gravar as competições do atleta e de outras modalidades de esporte paralímpico para poder assistir aos finais de semana, passando a pesquisar cada vez mais sobre tema. Nas palavras dele, “esses atletas são os verdadeiros super-heróis, pode até lhes faltar uma parte do corpo ou um sentido, mas eles têm um coração a mais”.

A admiração do menino é tanta que ele pediu à mãe que sua festa de aniversário de 9 anos fosse voltada ao tema. Vittorio convidou os colegas e, por intermédio da amiga Ana Borges, idealizadora do projeto Expedições Inclusivas*, convidou o para-atleta Eduardo Soares, que já foi da seleção brasileira de judô paralímpico e compete pelo futebol de cinco, para deficientes visuais. Durante a festa, todos os convidados puderam participar de uma empolgante partida e, segundo Vittorio, alguns dos amigos não queriam sair da brincadeira. “Foi uma experiência marcante na minha festa”, ele conta.

A festa foi um sucesso, e a escolha de seu tema foi tomando significativa proporção, difundindo a reflexão entre Vittorio, os colegas de escola e a comunidade em seu entorno.

Tarsila Reis Ursini, a mãe de Vittorio, comenta: “Primeiro um artigo lindo foi publicado no blog Nowmaste** relatando toda a história da festinha, com base em um post do Túlio Cohn, pai de um amigo da escola, que foi à festa e se emocionou com a escolha tão pura dele. A notícia chegou até a Rio 2016. Os comitês olímpicos e paralímpicos ficaram emocionados e compartilharam a notícia. Recebemos várias mensagens do Comitê Paralímpico, além do convite para que ele fosse como convidado especial nas Paralimpíadas Estudantis, o maior evento paralímpico estudantil do mundo, com a expectativa de participação de mais de 1000 para-atletas juvenis, de 12 a 18 anos, que ocorrerá em novembro, na cidade de Natal. Logo depois, recebemos o telefonema da produção do programa Encontro, da Fátima Bernardes***, convidando Vittorio e família para participarem do programa especial do dia das crianças, no último dia 12, gravado ao vivo na sede da Globo, onde Vittorio conheceu seu ídolo, Daniel Dias, o maior medalhista paralímpico da história do Brasil”.

Vittorio pratica tênis, judô e futsal. Ele acredita que, se uma pessoa com deficiência tiver acesso a uma escola de esporte, ela poderá se desenvolver e ser mais feliz. “É preciso haver mais escolas de esportes para esses atletas, pois 10% das pessoas do mundo têm algum tipo de deficiência”, comenta.

Quando perguntei a Vittorio qual mensagem ele gostaria de passar aos seus colegas de escola que participarão das Cervantíadas 2015, ele me disse: “Na hora que estiverem jogando e quando estiverem torcendo, respeitem, colaborem e não sejam mal-educados.”

* https://www.facebook.com/expedicoesinclusivas
**http://www.nowmaste.com.br/qual-e-o-tema-da-sua-festa-infantil-paralimpiadas/#.ViWXRPVzmlA.mailto
***http://globotv.globo.com/rede-globo/encontro-com-fatima-bernardes/v/fa-de-esportes-paralimpicos-vittorio-e-surpreendido-por-daniel-dias/4531365/