Oficina: Brincar de dançar
Em 24 de novembro, alunos do 8º e 9º anos participam de oficina de dança com a professora Mildred Sotero

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 30 de novembro de 2015.

A professora de Danças Brasileiras e Dança Afro da Escola de Aplicação da USP, Mildred Sotero, a convite do professor de Educação Física, Newton Cheberle, esteve no Colégio Miguel de Cervantes para realizar a oficina de dança com os alunos do 4º ciclo do Ensino Fundamental.
Durante a oficina, a professora apresentou dinâmicas com danças europeias, afros e indígenas que deram origem às danças populares brasileiras.

Em uma roda animada, ela apresentou o contexto histórico e as principais influências das danças brasileiras e ensinou aos alunos alguns dos passos de diversas danças. A vivência proporcionou interação e envolvimento dos alunos, que participaram ativamente da oficina.

Para o professor Newton, o principal objetivo ao incorporar Noções Básicas de Danças ao planejamento do 8º e 9º anos é promover a conscientização, a tomada de atitudes de respeito e a motivação para as práticas de atividade física e de lazer, visando a uma melhora na qualidade de vida. “Com isso, tenho buscado formas de proporcionar aos nossos alunos um contato com a cultura da dança que seja enriquecedor e livre de preconceitos”, explica o Newton.


Fotos: Silvio Luiz Canella

Mildred Aparecida Sotero é mestre na área de Pedagogia do Movimento Humano pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Possui também licenciatura plena em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atualmente, é professora de Educação Física e coordenadora da equipe de professores de Educação Física e Artes da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. É também professora do componente curricular Corpo e tutora da equipe de professores desse componente curricular na Escola Viva. Atua como professora convidada nos cursos de pós-graduação da FEFISA e FMU. Tem bastante experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, Dança, Ludicidade e Cultura Popular Brasileira. 
Fonte: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4466052T2