Dia da Integração da Comunidade Cervantina
Evento promove cidadania para um mundo sustentável e harmonioso

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 02 de março de 2015.

O Dia da Integração da Comunidade Cervantina 2016 começou com a recepção às famílias novas em um café da manhã de boas-vindas com a direção e toda a equipe escolar. Após o café, a comunidade participou da inauguração da exposição Olhares Urbanos São Paulo-Buenos Aires, do fotógrafo Bruno Giovannetti, que reuniu mais de 140 trabalhos sobre diversos aspectos do cotidiano urbano dessas duas megalópoles.

A diretora-gerente, Lourdes Ballesteros, agradeceu a presença de todos, ressaltou a importância do evento para a comunidade escolar e apresentou a exposição. Lourdes explicou que, durante o período em que o Colégio será sede dos trabalhos de Bruno Giovannetti, os alunos estarão envolvidos em atividades interdisciplinares de análise e reflexão a respeito do tema. “Olhares Urbanos está dentro do eixo temático acerca da cidadania global que será desenvolvido no Colégio, de acordo com a proposta do programa de escolas associadas à Unesco”, comenta Lourdes.

A diretora agradeceu em nome de toda a comunidade cervantina a generosidade do fotógrafo em disponibilizar seus trabalhos ao Colégio e passou a palavra a ele, que também agradeceu aos presentes e explicou sobre o mote do seu trabalho, que retrata as mais díspares facetas, diretas e indiretas, da paisagem urbana.

Com o teatro lotado, a abertura das apresentações começou com as apresentações dos alunos do Cervantes Solidário* dos CCAs São Mateus – Jardim Jacqueline, Lar Jesus Maria José e do grupo de Musicalização, coordenado pelo professor de música Digemison Portela da Silva.

As alunas do projeto fizeram a leitura de um trecho do poema “Poema em linha reta”, de Fernando Pessoa. Tocaram, cantaram e dançaram ao som da música “Tempo e artista”, do cantor e compositor Chico Buarque. As alunas também fizeram uma performance sobre o que é arte enquanto outras alunas pintavam um painel com a mensagem “A paz está em nossas mãos” e apresentaram textos da publicação do trabalho “Escrevendo nossas histórias”, desenvolvido pela professora do projeto Alexandra Onias com textos de autoria dos alunos.


Fotos: Rafael Campagnoli

Para a coordenadora do Cervantes Solidário, Regina Elisa Bueno, a apresentação dos trabalhos é fruto de um esforço conjunto entre o Colégio e as entidades atendidas para levar novas perspectivas aos alunos do projeto.

As alunas de dança espanhola do Grupo Sueños (La Mancha), do Cervantes Solidário do CCA Lar Jesus Maria José e do EMEF Alípio Correa Neto, apresentaram um animado número de dança espanhola.

Encerrando as apresentações no teatro, os alunos do grupo de musicalização do CCA Lar Jesus Maria José e do 1º ciclo do Colégio se reuniram para cantar as músicas “Imaginem”, do cantor e compositor Toquinho, e a música “Diferentes”, da professora de música do Colégio, Roseli Lepique com a participação especial do reconhecido guitarrista de música flamenca, Flávio Rodrigues, coordenando a execução de palmas manchegas com os alunos e com o público. Também subiram ao palco os alunos do curso de espanhol, com a professora Alexandra Maciel oferecido para estudantes da rede pública por meio do Cervantes Solidário, que recitaram o Poema España de Rubén Darío.

Dia de Integração solidário e sustentável

Após as apresentações no teatro, o evento foi marcado por diversas oficinas espalhadas pelo Colégio com o objetivo comum de integrar a comunidade e exaltar a qualidade de vida.

Ao lado das estações de alimentação, o Grupo Gestor de Sustentabilidade***, apresentou à comunidade algumas das ações do grupo e inaugurou a nova identidade visual das lixeiras. O objetivo foi reforçar a importância da coleta de resíduos seletiva e educar a todos a respeito do tipo de resíduo que pode ser considerado reciclável ou não. O Grupo também expôs a composteira do Colégio, coletando as cascas das frutas oferecidas aos convidados.

Nas oficinas de robótica, arte e reciclagem, as famílias puderam exercitar a mente e a criatividade customizando objetos e trabalhando em projetos. Na oficina de pilates, os participantes puderam se exercitar e aprender a organizar o corpo para uma melhor postura e respiração. A diversão foi garantida na oficina de Xbox 360 Kinect, onde todos puderam aproveitar um instante para dançar ao som de diversos hits do momento.

Talita, mãe do aluno João Arthur Peron, do Infantil IA, estava preocupada com a adaptação do filho de 4 anos, que só fala espanhol, e acredita que o evento contribuiu para sanar algumas de suas dúvidas. “A primeira coisa que aconteceu hoje na festa foi ele sair correndo para abraçar a inspetora de alunos, isso me deixou mais feliz, pois percebo que ele está bem nesse espaço e que gosta das pessoas com quem convive. Além disso, vir à festa me fez conhecer melhor as instalações e o trabalho social que o Colégio realiza.” Ela também acredita que o dia da integração é importante para as crianças compartilharem o mundo em que vivem na escola.

Nas quadras do ginásio poliesportivo, o circuito Educação para o Trânsito, organizado pelo departamento de Educação Física do Colégio, e a oficina Aprender a Pedalar, organizada pela ONG Bike Anjos**, orientou os pequenos e grandes sobre o uso correto e seguro da bicicleta. Nas quadras externas, os convidados puderam participar das oficinas de capoeira, tênis e brincadeiras populares.

Para Valdir e Alessandra, pais do Rafael Nicoli Hengles, 6º ano A, o dia da integração corroborou a decisão de trazer o filho para o Colégio. “Adorei as apresentações do Cervantes Solidário. Não conhecia o Projeto e achei muito bom ter visto, pois dá para perceber os valores da escola”, afirma Alessandra. “Conheci o Colégio por intermédio do curso de espanhol e sempre que me encontrava com as crianças eu achava que elas eram muito felizes. Foi essa sensação que fez com que eu desejasse que meu filho viesse a estudar aqui”, comenta Valdir.