Prática jornalística é tema do programa de Escrita Avançada
Em oficina, estudantes simulam a atividade do repórter na investigação e transmissão dos fatos

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 11 de março de 2016.

Os alunos do PEA – Programa de Escrita Avançada de Língua Portuguesa – participaram, em 9 de março, de uma oficina com os jornalistas* Leonardo Loemil e Maria Tereza Cruz e com a fotógrafa Rebeca Figueiredo. A oficina teve como objetivos fazer os alunos refletirem a respeito do dia a dia de uma redação de jornal e construir uma visão crítica sobre as escolhas e pontos de vista que originam as matérias.

Na primeira parte da oficina, os alunos tiveram um bate-papo sobre o que é jornalismo. Durante a conversa, os palestrantes tiraram dúvidas sobre as motivações para a escolha dessa profissão e as principais características e atribuições do jornalista. Leonardo explicou que, mais do que gostar de escrever, o jornalista precisa saber contar uma história, precisa ser curioso e ouvir sempre todos os envolvidos nos fatos para dar mais qualidade à notícia que vai reportar.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva

Sensibilizados pela troca de experiências, os alunos foram desafiados a simularem a rotina de um jornalista na captação de uma notícia. Divididos em grupos de atores, testemunhas, repórteres e leitores; eles experimentaram a cobertura de um crime e refletiram sobre as dificuldades e a responsabilidade de contar a história da maneira mais real possível. Nos textos, puderam identificar os ruídos de comunicação e a necessidade de levantar o maior número de informações relevantes para os leitores.

O programa de Escrita Avançada do Colégio Miguel de Cervantes tem como objetivo oferecer um espaço de produção textual que contemple um desejo muito forte de expressão escrita e de aprimoramento de técnicas de abordagem, relativas a gêneros textuais pertencentes à dimensão narrativa e à expositiva (literária e jornalística). Em 2016, foram convidados a participar do programa 20 alunos, e 15 participaram da oficina do dia 9 de março.

Segundo Fernanda Rodrigues Baruel, professora do curso, "a oficina provocou uma reflexão sobre o fazer jornalístico. De maneira lúdica, os alunos perceberam a importância de um bom trabalho de apuração para que a notícia retrate o que ocorreu da maneira mais fidedigna possível."

*Leonardo Leomil, é formado em Jornalismo pela ECA-USP, trabalha há 10 anos na TV Globo. Hoje é editor do SPTV 1ª edição. Em 2014, Leonardo começou um projeto paralelo chamado Lado Z Vídeos e, atualmente, dirige dois canais de jornalismo no Youtube: Música Fácil e Cenas da Cidade.
Maria Teresa Cruz, é formada em Jornalismo pela Cásper Libero, em 2007, e em Artes Cênicas pela Escola Regular de Artes Recriarte, em 2010. Trabalhou em revistas como Quem, Galileu e Saúde. Trabalhou no jornal Mais do grupo Lance! e no grupo Bandeirantes de Comunicação, tendo passado pelas rádios Bandeirantes, Sulamérica e Band News FM.