Encontro de Formação
Aprendizagem móvel: relato de experiências

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 04 de abril de 2016.

Para inaugurar o ciclo de encontros de formação de 2016 promovidos pela equipe de tecnologia educacional, o Colégio Miguel de Cervantes recebeu em 28 de março o professor de Língua Espanhola do Ensino Médio, Jorge Pedrosa Rúa, e a pedagoga e diretora de escolas da rede municipal Marineusa Rosa para falarem sobre suas experiências com o uso de dispositivos móveis em educação.

Antonio Abello Rovai, coordenador da equipe de tecnologia educacional do Colégio, abriu o evento ressaltando que a principal característica desses encontros é a troca enriquecedora de experiência por meio de relatos de boas práticas de professores para professores. “Proporcionamos esses encontros embasados no princípio de que a formação e a capacitação em tecnologia educativa devem ser feitas com base no fomento ao uso de tecnologia e do exemplo entre pares”, afirma o coordenador.


Fotos: Silvio Luiz Canella e Tatiana Maria de Paula Silva

Para ele, é fato que o celular é um dos “companheiros” da maioria dos jovens e que uma forma de dar a ele um significado positivo é incorporá-lo ao processo da aprendizagem: “a premissa é aliar a portabilidade desse dispositivo aos elementos da educação à distância, possibilitando que a aprendizagem aconteça o tempo todo, em todo lugar, e não esteja necessariamente restrita a contextos educacionais formais ou convencionais”.

Para iniciar o bate-papo, o professor Jorge, que ministra aulas de Língua e Literatura Espanholas a estudantes do Ensino Médio, apresentou o aplicativo Socrative, para smartphones e tablets, e falou sobre a tendência da ludificação da aprendizagem não como uma única forma de transmissão de conhecimento, mas como uma abordagem alternativa em tal processo. Ele comentou que o aplicativo é um exercício de memória instigante e prazeroso, que contribui para a fixação dos conteúdos e que envolve os alunos.

O Socrative tem um ambiente para que os alunos entrem em uma área exclusiva com quizes e enquetes elaboradas pelo professor sobre conteúdos determinados. Por meio dele, os alunos testam seus conhecimentos, competindo entre si de maneira rápida e lúdica. Durante a apresentação do aplicativo, os participantes puderam utilizá-lo como alunos por meio de um quiz sobre conhecimentos gerais. Após a demonstração, Jorge apresentou o ambiente do professor para a elaboração dos questionários.

Na segunda apresentação do dia, a pedagoga Marineusa apresentou uma atividade desenvolvida na EMEF Jd. Mitsutani – Jornalista Paulo Patarra com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental pelo professor José Rosenberg, que se valeu do uso do celular em um estudo do meio. A experiência, até então inédita nessa escola, envolveu a equipe pedagógica e famílias e proporcionou o debate sobre o uso de celular.

Marineusa descreveu os processos para amadurecimento do projeto até sua conclusão e falou dos resultados positivos que a experiência trouxe na relação dos alunos com o dispositivo e dos professores para uma quebra de paradigma dentro da escola, ainda que o debate sobre o uso do celular na escola, assim como em muitas outras, continue.

Jorge Pedrosa Rúa é professor de Língua Espanhol do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes. Atuou como assessor TIC de la Xunta de Galícia em 2011 e foi colaborador no projeto de recursos educativos de língua “En pocas palabras” do Ministério de Educação Espanhol (publicado nos portais de AGREGA e INTEF, portais de recursos educativos do Ministério). Tem recebido diversos prêmios nacionais do mesmo Ministério e de la Xunta de Galicia sobre a pesquisa de recursos educativos digitais.

Marineusa da Rosa é pedagoga, professora de Educação Física graduada pela UNIB e especialista em fisiologia da UNIFESP. Foi Assistente Tecnicopedagógica do Núcleo Regional de Tecnologia Educativa da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. É professora, coordenadora e diretora de escolas da rede municipal de educação de São Paulo e atuou como diretora da EMEF Jd. Mitsutani – Jornalista Paulo Patarra no período em que realizou a experiência relatada no encontro de formação no Colégio Miguel de Cervantes, em 28 de março.