Ruth Rocha: A Fantástica Máquina de Livros
Alunos do 1º ano do Fundamental inspiram-se nas histórias para criarem e se divertirem

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 5 de abril de 2016.

O 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Miguel de Cervantes homenageará na 33ª Feira do Livro do Colégio a escritora Ruth Rocha. Por meio de livros da série da autora, Vou te contar, desde fevereiro, os alunos entram em contato com o universo da leitura em suas mais variadas manifestações.

Seja ouvindo a professora contar uma história pelo prazer de ouvi-la, seja com um CD da narração com a voz da própria autora, aproximando de forma mágica essa figura tão idealizada na mente das crianças em processo de alfabetização, ou mesmo vendo as histórias preferidas virarem música, como no primoroso trabalho do Palavra Cantada, da dupla Paulo Tatit e Sandra Peres, as crianças entram em contato com os trabalhos da autora e descobrem na leitura situações comunicacionais relevantes e interessantes.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva

Durante o processo, as crianças descobriram formas de interpretar e trabalhar, tendo como disparador as histórias de Ruth Rocha. Elas produziram fantoches e adaptaram a história da Arca de Noé, produzindo um teatro e representando para os colegas de classe. Fizeram atividades de escrita com intervenções, recorte e colagem, desenhos e leitura compartilhada.

Com os objetivos de reconhecer o valor da leitura como fonte de fruição estética e entretenimento e potencializar a construção de critérios próprios e preferência literária, as professoras motivam e estimulam a criatividade para o desenvolvimento e aprendizado da escrita.

Para a Feira do Livro, os alunos do 1º ano estão preparando o estande em homenagem à autora na representação de uma máquina, “A fantástica máquina de livros”.

Livros trabalhados até o momento:
Romeu e Julieta
Cinderela das bonecas
Uma história com mil macacos
Nosso amigo Ventinho
A arca de Noé
Bom dia, todas as cores!
Pedrinho pintor
O trenzinho do Nicolau
Borba, o gato
O coelhinho que não era de Páscoa
Macacote e porco Panla
Faz muito tempo
La vem o ano novo