O Colégio Miguel de Cervantes participa da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras – 2016
Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio se encontraram no dia 15 de abril para a prova
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 03 de maio de 2016.
Durante 90 minutos e em equipes divididas por segmento, mais de 100 alunos se organizaram para resolver exercícios de lógica e raciocínio matemático. A prova, de caráter internacional, também contempla uma questão de língua estrangeira. As equipes podem escolher o idioma estrangeiro de preferência e devem apresentar as respostas nele.
A Olímpiada Matemática Sem Fronteiras, MSF, é a edição brasileira da competição criada em 1990, na França. O evento tem por objetivo estimular a imaginação, a racionalização e o desafio frente a problemas cotidianos. Por serem realizadas em grupo, as provas também encorajam a cooperação, a organização e a iniciativa pessoal, o que favorece a participação de alunos com diversas habilidades, e não só daqueles que se destacam em matemática.
A adesão na participação dessa competição foi uma iniciativa da professora Ana Lúcia Teixeira Nunes, visando ao trabalho com os alunos de 9º ano. A chefe do Departamento de Matemática do Colégio, Daniela Miele de Lima, comenta que após a recente experiência da Canguru de Matemática, realizada em março, e a manifestação do interesse dos alunos de outros níveis, o departamento abriu as inscrições, e a adesão foi um sucesso. “Os professores de matemática, de todos os níveis, trouxeram o interesse dos alunos em participarem o que acreditamos ser o reflexo dos trabalhos desenvolvidos em sala aula e que motiva e confere à matemática uma relação pragmática e estimulante ”, comenta Daniela.
Fotos: Silvio Luiz Canella
Atualmente, mais de 30 países, como Áustria, Canadá, EUA, China, Egito, Rússia, Itália, entre outros, participam da competição.
O MSF propõe diversos tipos de provas: a de Nível Básico, para os estudantes de 6º ano do Ensino Fundamental, com 8 questões, e as de Nível Júnior e Sênior, com 13 questões. Os alunos de 7º e 8º ano respondem até a questão número 9, os alunos de 9º até a décima e assim sucessivamente. A cada ano, uma questão a mais é apresentada ao desafio, finalizando com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, que respondem as 13 questões propostas.
Saiba mais: http://matematicasemfronteiras.org