Representação de Classe – Ensino Médio
Em 20 de abril, alunos, coordenação e direção se reuniram para a primeira assembleia do ano
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 18 de maio de 2016.
A assembleia de representantes de classe do Ensino Médio contou a presença da orientadora Kátia Pupo, do orientador João Jonas V. Sobral, das diretoras Lourdes Ballesteros e Amélia Salazar e dos alunos representantes eleitos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
Na abertura da assembleia, a diretora Lourdes Ballesteros parabenizou os alunos por terem sido eleitos e lembrou que a representação muitas vezes exige que os alunos coloquem de lado suas ideias para defender o interesse da maioria. A diretora Amélia reforçou a observação de Lourdes e acrescentou que os alunos foram eleitos por terem sido reconhecidos pelos colegas como líderes capazes de promover o diálogo de maneira responsável e democrática.
O orientador João explicou à direção que antes da assembleia os alunos tiveram uma reunião prévia, quando se conheceram e dividiram os assuntos pontuais de cada sala e os que deveriam vir para a assembleia, tendo como intuito uma discussão conjunta.
A orientadora Kátia parabenizou a todos e colocou-se à disposição. Katia explicou o formato da assembleia, que se dividiu em duas partes: a primeira com o resumo das felicitações, que reúnem as melhorias e as atividades que os alunos acreditam que devem ser mantidas, e a segunda com as críticas, reinvindicações e sugestões, que serão encaminhadas aos departamentos competentes para apreciação.
Fotos: Silvio Luiz Canella
Após as apresentações, os alunos tiveram a palavra. Entre as felicitações, os alunos elogiaram o projeto Cervantes Solidário, a qualidades das aulas do curso de revisão de conteúdos para vestibular, o incentivo da orientação pedagógica ao “Mutirão da Empatia” organizado pelos alunos, a troca das catracas de acesso ao Colégio, a variedade e qualidade dos serviços das refeições e dos serviços de alimentação do Colégio e a reforma do refeitório. Entre as reinvindicações, os alunos solicitaram mais projetos que envolvam os alunos ao Cervantes Solidário, a revisão das normas de uso do computador, a inclusão de aulas de reforço de Biologia, a criação de Feiras de Ciências, o reparo das trancas dos banheiros do ginásio e a colocação de ganchos para pendurarem as mochilas em todos os banheiros.
As assembleias gerais dos representantes de sala acontecem duas vezes ao ano, mas podem ser solicitadas sempre que o grupo de representantes julgar pertinente realizá-las. Ao longo do ano, o grupo se reúne para discutir com a coordenação as questões relacionadas ao dia a dia das salas.