Oficinas com Kaled Kanbour*
Alunos produzem livro ilustrado sobre a vencedora do The World’s Children’s Prize** 2015

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 9 de maio de 2016.

Nos dias 5 e 6 de maio, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental participaram de uma oficina com o conceituado roteirista Kaled Kalil Kanbour. O objetivo da oficina foi apresentar aos alunos algumas das etapas para organização, planejamento e produção de um livro digital e material de campanha publicitária, os quais serão aplicados nos trabalhos relacionados às candidaturas ao The World’s Children’s Prize 2016, prêmio das crianças do mundo pelos direitos da criança.

Desde 2014, os alunos do 6º e 8º anos do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio, nas aulas de Língua Espanhola, desenvolvem um trabalho de elaboração de campanhas, textos, cartazes e vídeos para os candidatos ao prêmio. Os trabalhos são divulgados aos estudantes e culmina na votação para a eleição do prêmio. Mais do que um trabalho de aprimoramento e desenvolvimento de habilidades comunicativas em um segundo idioma, o trabalho envolve de forma sistematizada os estudantes nas causas e problemas sociais que motivam a existência do prêmio. O trabalho permite a discussão de valores como solidariedade, tolerância e respeito.

Como base para a produção, os alunos desenvolveram a história da vencedora do The World’s Children’s Prize 2015, Phymean Noum, por seu trabalho com as crianças e comunidades que vivem no lixão em Phonm Penh, no Camboja.

Antes de abordar o tema, o roteirista explicou aos alunos conceitos como introdução, desenvolvimento, conclusão, planejamento e apresentou a estrutura do trabalho final da oficina: um livro ilustrado de doze páginas sobre a ativista.

Para introduzir o tema, Kaled contou a história da cambojana, que enfrentou uma infância difícil em um país tomado por um regime violento e opressor, e apresentou um vídeo sobre a biografia dela, elaborado pelos organizadores do prêmio. Os alunos, divididos em grupos, foram convidados a produzir duas frases por equipe sobre a infância, a família, a história do país, o período da guerra e da ditadura, a inspiração para a criação da ONG, o prêmio e a conclusão.

Após a criação das duas frases que resumem cada aspecto da trajetória de Phymean, os alunos transformaram as sentenças em um verso com rima, criaram um título para o livro e votaram no melhor.

Para os alunos Enzo Gil Frisoli e Beatriz de Jesus Saldanha da Gama, do 8º A, o grande desafio foi a concisão. “Foi muito complicado ajustar em apenas duas linhas tudo que ela passou na infância: a morte do pai, o trabalho no campo, a ida para Tailândia, a morte da mãe e a guerra, mas, no final, acho que conseguimos, ” afirma Enzo. “A história da Phymean com a família é muito complexa, a mãe foi um exemplo de determinação, pois fez de tudo para manter as filhas vivas, inclusive se passar por analfabeta. Acredito que muito do que a determinou a iniciar o trabalho com as crianças do lixo foram os valores que ela aprendeu com a família e com aquela infância dura, por isso é difícil reduzir e ainda rimar tanta informação”, explica Beatriz.


Fotos: Silvio Luiz Canella e Tatiana Maria de Paula Silva

Na segunda parte da oficina, Kaled apresentou um laboratório de desenho de figura humana e mostrou a todos que é possível se expressar graficamente, mesmo sem saber desenhar muito bem. No desafio seguinte, os alunos trocaram os versos entre as equipes e criaram uma ilustração sobre a cena.

Ao finalizar as ilustrações e com os versos prontos, os alunos montaram um boneco do livro criado por eles. O resultado foram trabalhos tocantes e profundos, com uma visão extremamente crítica e humanitária de pessoas que não só aprenderam uma técnica por meio de um método de trabalho prazeroso, mas que também sabem refletir e se comunicar de forma objetiva e assertiva.

Os dois livros com poemas e ilustrações, que foram realizados nas oficinas de 5 de maio pelas turmas do 8º A e B e de 6 de maio com as turmas do 8º C e D, podem ser vistos nos anexos abaixo.

*Kaled Kalil Kanbour é bacharel em Letras pela USP. Desde 1987, trabalha como roteirista. Já criou personagens e desenvolveu roteiros de histórias em quadrinhos para a Editora Abril, Qualidade em Quadrinhos e Instituto Ayrton Senna. Ganhou três vezes o Prêmio Abril de Jornalismo (1989, 1991 e 1993), além de ter obtido o HQMix 2000 e o Anima Mundi 2004.

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http://worldschildrensprize.org/aboutus