Projeto Cervantes + Rio 2016 – Vivendo Valores
Palestra com Ary José Rocco Junior

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 19 de maio de 2016.

Em 17 de maio, o Colégio Miguel de Cervantes recebeu o professor doutor e jornalista Ary José Rocco Junior, que proferiu uma palestra sobre a história e as atividades do COI, Comitê Olímpico Internacional, o conceito de Olimpismo e valores olímpicos.

A palestra, proposta pelo departamento de Educação Física, faz parte do projeto interdisciplinar Cervantes Rio 2016, que engloba trabalhos de pesquisa, conferências e investigações sobre os valores relacionados ao esporte, seu impacto cultural e social e o legado dos Jogos Olímpicos.

Ary começou a palestra salientando que a o esporte é um fenômeno social que afeta a economia e que tem o potencial de colaborar com a educação e com o relacionamento entre as pessoas. Para ele, o esporte é, essencialmente, o reflexo de uma cultura e, portanto, deve ser encarado como a manifestação da identidade de um país.

Durante a palestra, o professor apresentou aos alunos um panorama da história dos jogos e sua evolução através dos tempos. Ary destacou o conceito de Olimpismo, filosofia que defende a formação de uma consciência pacifista, democrática, humanitária, cultural e ecológica por meio da prática esportiva.

“Desde que os Jogos Olímpicos nasceram, eles estão dentro de um movimento chamado Olimpismo, que pretende, por intermédio do esporte, lutar por uma sociedade onde haja paz entre as nações, onde as pessoas tenham acesso a uma participação esportiva, onde os valores humanos sejam preservados e o esporte seja enxergado como cultura. Mais do que um evento comercial que movimenta muito dinheiro, os Jogos Olímpicos têm como essência difundir esses valores na sociedade contemporânea ”, afirma Ary.


Fotos: Silvio Luiz Canella

Ary também descreveu as características e funções de entidades esportivas como o Comitê Olímpico Internacional, os Comitês Olímpicos Nacionais, o Comitê Paralímpico e as federações e clubes que aceitam a carta olímpica, documento que resume os principais fundamentos do Olimpismo e define como se organiza o movimento olímpico.

Em meio aos valores que integram a conduta do movimento olímpico, Ary destacou o princípio universal da prática esportiva: o respeito ao adversário, a si próprio, às regras e ao meio ambiente. Ele afirma que o Olimpismo acredita que a conduta esportiva transcende o local do jogo e deve ser espelhada em todos os aspectos da vida do cidadão, o que confere também valores educativos ao esporte e sua contribuição à sociedade.

Veja em Páginas Relacionadas mais textos sobre o Projeto Cervantes + Rio 2016 – Vivendo Valores

Ary José Rocco Junior é pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e atua como professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP) e docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração do Esporte da Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP). Também é líder e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Marketing e Comunicação no Esporte (GEPECOM) da EEFE/USP e autor dos livros O Gol por um clique: uma incursão ao universo da cultura do torcedor de futebol no ciberespaço (Novas Edições Acadêmicas, 2015) e Marketing e Gestão do Esporte (Editora Atlas, 2012). É diretor da Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva (ALGEDE) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Esporte da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (INTERCOM). Foi parecerista de diversas publicações científicas. Além disso, é colunista de Futebol Argentino e de Negócios do Esporte do programa Jovem Pan no Mundo da Bola, da Rádio Jovem Pan AM (620 MHz).