Encontro de Formação
Educar em valores – A solidariedade em um contexto educativo, colaborativo e internivelar

Por: Tatiana Maria de Paula Silva |23 de maio 2016.

O encontro de 18 de maio, promovido pela equipe de Tecnologia Educacional do Colégio Miguel de Cervantes, resgatou o trabalho internivelar que vem sendo desenvolvido há três anos pelos professores de Espanhol do Fundamental I e II e do Ensino Médio: Claudia Bruno Galván, Samira Diniz de Souza e André Costa Cabral. Mais do que uma experiência de aprendizagem significativa otimizada pelo uso de recursos tecnológicos, o projeto traz para sala de aula o debate e a reflexão sobre respeito e solidariedade.

Para abrir o encontro, Antonio Abello Rovai, coordenador de Tecnologia Educacional do Colégio, ressaltou os aspectos do projeto que apresentam formação tecnológica e metodológica consoantes à contemporaneidade. “No século XIX, em algum momento, se entendeu que era interessante que a educação fosse seriada e que os estudantes fossem agrupados por perfil etário. Hoje, cada vez mais, constatamos que a possibilidade de que os alunos exerçam simultaneamente o papel de aprendizes e instrutores é desejável e positivo”, afirma Antonio.

Tendo como mote o World’s Children’s Prize* (Prêmio das Crianças do Mundo), os professores realizaram um grande trabalho colaborativo entre os diferentes segmentos, tendo como objetivos principais desenvolver a competência comunicativa no idioma e sensibilizar o alunado para os temas da solidariedade e do voluntariado. Porém, mais do que atingir essas metas, o projeto estimula a resolução de conflitos, a criatividade, as competências no uso da tecnologia, a organização, o planejamento e quantas mais habilidades estiverem contempladas no percurso que envolve a troca e a produção coletiva.


Fotos: Silvio Luiz Canella

Durante o processo, os professores organizam os trabalhos promovendo uma rede de comunicação e interação via plataforma moodle, valendo-se também de outros recursos virtuais, como whatsapp e e-mail. Distribuídos em grupos de trabalho internivelares, os alunos produzem uma campanha publicitária para os candidatos ao prêmio e, ao final do ano, participam da votação, que tem alcance mundial.

Na apresentação do encontro, os professores relataram a experiência do ano passado, que envolveu mais de 360 alunos. Na primeira etapa, os alunos realizaram pesquisas sobre o prêmio, os direitos da criança e do adolescente no mundo, os candidatos ao prêmio de 2015 e o trabalho voluntário. A partir de então, estabeleceram a forma como se comunicariam e os critérios para a avaliação individual, do grupo e do projeto. Em seguida, os alunos participaram de oficinas e palestras definidas por nível e trocaram experiências para a produção do material da campanha.

Para os professores, trabalhar de maneira internivelar, apesar dos desafios, é uma experiência enriquecedora para todos e posiciona o professor como mediador, organizador e facilitador em um processo em que o estudante desenvolve a autonomia e se reconhece como agente de sua própria aprendizagem.

Os resultados apresentados durante a autoavaliação dos alunos e no produto final do trabalho corrobora a aquisição do exercício da tolerância e respeito entre eles, reforçando a apropriação da educação para paz e o reconhecimento dos valores fundamentais para a convivência harmoniosa, elementos preconizados desde o início da escolarização pelo Colégio Miguel de Cervantes.

*World’s Children’s Prize é um programa anual que ensina aos jovens sobre direitos da criança, democracia, meio ambiente e amizade mundial. Mais de 59.739 escolas com 36 milhões de alunos em 108 países estão associadas ao Prêmio como “Escola Amiga Mundial”, e o Colégio Miguel de Cervantes é uma delas.