Projeto Cervantes + Rio 2016 – Vivendo Valores

Visita de Fabiana Murer
Atleta fala com alunos sobre os valores relacionados ao esporte e à vida

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 30 de maio de 2016.

A atleta brasileira, campeã mundial, pan-americana e recordista sul-americana do salto com vara, Fabiana Murer, veio ao Colégio Miguel de Cervantes em 25 de maio conversar com os alunos de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental sobre esporte e valores.

Fabiana foi recepcionada pelas diretoras do Colégio, Lourdes Ballesteros e Amélia Salazar, que deram as boas-vindas a ela e a seu fisioterapeuta, Rodrigo Iglesias, que também proferiu palestra para os alunos do 6º ano.


Fotos: Silvio Luiz Canella Montagem: Fabio Correa Altafim

Para abrir o encontro com a atleta, a professora de Educação Física, Luciana Melloni Rocco, agradeceu a presença dela e apresentou o currículo da saltadora aos alunos.

Fabiana começou o bate-papo contando sua trajetória no esporte, desde a infância com a ginástica artística e até adolescência, quando se centrou no atletismo. Ela explicou aos alunos sobre os fundamentos da modalidade do salto com vara, na qual conquistou inúmeros campeonatos e medalhas, sendo a recordista pan-americana com a marca 4,60 m.

Durante o encontro, ela explicou aos alunos que é necessário dedicação e disciplina para viver da atividade esportiva e ressaltou a importância do estudo, da boa alimentação, dos cuidados com o corpo e com a mente para treinar e alcançar bons resultados.

Ela enfatizou que, mesmo em um esporte individual, existe uma equipe que cuida, estuda e dá todo o suporte para o atleta, sendo fundamental o empenho de todas essas pessoas para que ela possa realizar seu trabalho da melhor maneira possível.

“Falar com as crianças sobre a minha experiência e sobre valores para que elas possam associar a vida delas ao esporte é muito gratificante. Acredito que crianças que praticam esporte, mesmo que não visem a ser atletas profissionais, poderão se tornar pessoas melhores, pois a atividade esportiva ensina a disciplina, estimula e valoriza o trabalho em grupo e incita o estabelecimento de objetivos de vida e enfrentamento de dificuldades. Gosto de mostrar para elas que sou a pessoa que sou hoje pelas dificuldades e oportunidades que o esporte me proporcionou”, comenta Fabiana após o encontro.


Fotos: Silvio Luiz Canella Montagem: Fabio Correa Altafim

Saiba mais sobre Fabiana: http://www.fabianamurer.com.br


Palestra com Rodrigo Iglesias
Fisioterapeuta da seleção brasileira de atletismo fala com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 30 de maio de 2016.

Há 16 anos como membro da equipe médica da Confederação Brasileira de Atletismo, Rodrigo percorreu o mundo e já participou de 2 olimpíadas, 9 mundiais, 12 sul-americanos, 3 pan-americanos, entre outras competições. No dia 25 de maio, ele conversou com alunos e alunas sobre a profissão de fisioterapeuta, sobre o atletismo e os valores relacionados ao Olimpismo.

Rodrigo explicou que o fisioterapeuta é o profissional da equipe médica que está mais próximo do atleta, sendo o responsável por recuperar os atletas após os desgastes das viagens, treinamentos e competições e prepará-los para que eles tenham o melhor rendimento possível.

Para ele, o esporte é essencial para a vida em sociedade, e é na infância que valores como respeito ao próximo, aceitação das falhas, fortalecimento da amizade e boa convivência entre as pessoas são consolidados para o resto da vida. O esporte pode ser o motivador desses valores, pois reúne todas as habilidades em um contexto prazeroso.


Fotos: Silvio Luiz Canella Montagem: Fabio Correa Altafim

Rodrigo também reforçou os valores relacionados ao Olimpismo e citou o exemplo do corredor Vanderlei Cordeiro de Lima, que na Olimpíada de Atenas, em 2004, foi atacado por um manifestante quando estava na liderança da competição. Vanderlei, por seu espírito esportivo em continuar a disputa e a humildade demonstrada após a prova, recebeu do Comitê Olímpico Internacional a Medalha Pierre de Coubertin, concedida até hoje, em cem anos de existência, a apenas 10 atletas por atitudes que valorizam mais a participação na Olimpíada do que a vitória.

Ao final da palestra, Rodrigo falou sobre a honestidade e o “jogo limpo” e alertou sobre o uso de doping e a trapaça, que contrariam toda a essência dos valores olímpicos e que desonram e rotulam o atleta para o resto da vida.

Saiba mais sobre Rodrigo Iglesias: http://www.clubedeatletismo.org.br/bmf-bovespa/medica/perfil-rodrigo-solla-iglesias-192508-1.asp

Veja em Páginas Relacionadas mais textos sobre o
Projeto Cervantes + Rio 2016 – Vivendo Valores

Veja todas as fotos em álbuns relacionados.