Estudos sobre fractais
Fractais produzidos pelos alunos representam valores relacionados à cidadania e à cultura de paz

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 20 de maio de 2016.

"Maravilhas surpreendentes surgem de regras simples, que são repetidas infinitamente."

Inspirados pela frase do renomado matemático francês Benoit Mandelbrot, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental iniciaram os trabalhos relacionados a fractais e à proposta interdisciplinar de educação para a cidadania global.

Com o objetivo principal de apresentar o conceito da tão complexa variante da matemática e da física, relacionada aos sistemas dinâmicos e teoria do caos, a professora de matemática, Ana Lúcia Teixeira Nunes, introduziu o tema aos alunos propondo uma reflexão sobre o conceito de fractal e os valores relacionados a direitos humanos, cultura de paz, desenvolvimento sustentável, entendimento internacional, diálogo intercultural e inter-religioso, equidade de gênero e democracia para a cidadania global.

Na sequência, utilizando o software online disponibilizado pela Illuminations, projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional de Professores de Matemáticas (NCTM) e apoiado pela Fundação Verizon, comunidade de aprendizagem profissional on-line livre, os alunos descobriram como gerar um fractal por meio de uma figura geométrica.


Fotos: Ana Lúcia Teixeira Nunes Montagem: Fabio Corrêa Altafim

Após o exercício, os alunos, divididos em grupos, aplicaram os conceitos aprendidos produzindo no papel, por meio de dobraduras, os fractais. Para o trabalho, os integrantes elegeram um valor, daqueles que eles acreditam serem fundamentais em um mundo pacífico, para representarem em forma de fractal. O resultado foram trabalhos lindíssimos, que estão expostos nos corredores do prédio em frente às salas dos 9º anos.

Para o aluno Lucas San Martin, do 9º ano D, é possível traçar um paralelo entre a lógica dos fractais e as experiências humanas. “O mais interessante nesse trabalho foi perceber a variedade e a complexidade na hora de construir um fractal. Eles são muitos complexos, começam de forma simples e vão se desenvolvendo e se transformando à medida que a interferimos. Na vida acontece o mesmo, uma pequena atitude pode trazer uma grande consequência, tanto para o bem como para o mal”.

Para a aluna Heloísa Bonchristiano Aigner Ribeiro, do 9º B, a abordagem da matemática na educação para paz é eficaz. “Nunca imaginei que fosse possível estabelecer uma relação entre matemática e os valores que debatemos nas aulas de tutoria, mas a professora Ana Lúcia fez isso muito bem. Para mim, o mais difícil no projeto foi escolher o fractal ideal e reproduzi-lo no papel.”


Fotos: Silvio Luiz Canella Montagem: Fabio Corrêa Altafim