Projeto Cervantes + Rio 2016 – Vivendo Valores

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 30 de maio de 2016.

Durante o mês de maio e junho, o projeto interdisciplinar Cervantes + Rio 2016 – Vivendo Valores, idealizado pelo Departamento de Educação Física do Colégio Miguel de Cervantes, destinou-se à conscientização, desenvolvimento e discussão de práticas e conceitos éticos e sociais que transcendem a prática esportiva. Os alunos, do Infantil ao Ensino Médio, desenvolveram estudos relacionados à história do esporte como reflexo cultural e à sua influência na tecnologia, na indústria e na economia mundial. Durante as aulas, foram discutidos valores relacionados ao conceito de Olimpismo e à cidadania por meio do esporte em disciplinas como História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Geografia, Matemática, Química, Física, Biologia, Arte e Música.

Vivência de atividades paralímpicas
Da Educação Infantil ao Ensino Médio


Para reforçar os valores trabalhados nas disciplinas de Psicomotricidade e Educação Física nas aulas da Educação Infantil e do 1º ano do Fundamental, os alunos do 1º ano experimentaram durante as aulas algumas modalidades de esportes paralímpicos.

O objetivo da atividade foi valorizar a atuação dos atletas e aprender a respeitar as diferenças. Os alunos, que trabalham sistematicamente a empatia durante a prática esportiva, discutiram nas aulas de Tutoria sobre os temas relacionados aos valores no esporte e produziram textos sobre aqueles que consideravam mais importantes para eles.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva / Montagem: Fabio Corrêa Altafim

No Ensino Médio, os alunos, divididos em grupos, vivenciaram a prática de alguns esportes paralímpicos, como o goaball, modalidade desenvolvida especialmente para deficientes visuais, e demais esportes adaptados, como vôlei sentado, arremesso de peso e corrida.

O objetivo da atividade foi trabalhar os conceitos de superação, desafio e determinação, valores presentes no cerne de qualquer atividade esportiva, mas evidenciada nas Paralimpíadas.

Os jovens puderam participar de pelo menos duas modalidades esportivas. Após a atividade, todos responderam a um questionário disponibilizado na plataforma moodle para refletirem sobre as principais dificuldades, sentimentos e valores despertados na vivência.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva e Silvio Luiz Canella / Montagem: Fabio Corrêa Altafim

Para o aluno Eric Silano do Nascimento, do 1º C do Ensino Médio, a aula foi enriquecedora. “Achei bem legal porque muitas vezes a gente não percebe o grau de dificuldade que as pessoas superam. Experimentar o esporte dá uma ideia de como é difícil e faz a gente se colocar no lugar do outro”, conta Eric. Já a aluna Clara Gontijo de Oliveira, do 1ºD, gostou muito da experiência e acredita que o diferencial na corrida para deficiente visual é a cumplicidade e a confiança entre a dupla. Segundo ela, esse é um valor importante a ser desenvolvido, além das habilidades técnicas e o preparo físico.

A atividade interdisciplinar continuou nas aulas de Biologia. Por meio do questionário respondido, os alunos assistiram a vídeos relacionados aos Jogos Paralímpicos e fizeram uma reflexão sobre saúde, condicionamento físico e limites do corpo. Sensibilizados após assistirem ao vídeo1 de uma entrevista com a maratonista Gabriele Andersen2, fizeram uma representação artística sobre um valor que, para eles, foi o mais marcante durante as atividades. Os cartazes serão expostos no prédio do Ensino Médio durante as Olímpiadas, em agosto.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva / Montagem: Fabio Corrêa Altafim

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1- https://www.youtube.com/watch?v=CKTjdXyJuYM
2- Gabriele Andersen se tornou um símbolo de superação ao completar a maratona feminina na Olímpiada de 84, em Los Angeles. Na ocasião, a atleta estava convalescente, desidratada e com fortes câimbras.