Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participam de visita educativa nos dias 9, 11 e 12 de agosto
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 17 de agosto de 2016.
Com o objetivo de sensibilizar os alunos para os trabalhos da Hispanidad relacionados ao tema “Imigração, lembranças e recordações”, o Departamento de Espanhol do Ensino Fundamental II propôs a saída ao Museu do Imigrante.
Localizado no bairro da Mooca, com uma área ajardinada de cerca de 2900m2, a visita ao museu é uma viagem no tempo que proporciona a preservação da memória daqueles que por aqui desembarcaram e ajudaram a construir a história da cidade de São Paulo.
O prédio da antiga hospedaria, inaugurada em 1887, guarda em seus corredores histórias que nos aproximam da herança cultural trazida por esses povos e que fazem parte da identidade do nosso país.
O local, que abrigou cerca de 2,5 milhões de estrangeiros recém-chegados ao Brasil entre 1887 e 1978, tinha a principal função social de encaminhar os imigrantes aos empregos disponíveis por intermédio da Agência Oficial de Colonização e Trabalho.
Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva
Na visita, os alunos puderam ouvir dos educadores do museu diversas histórias e curiosidades sobre o serviço de imigração da época e sobre as pessoas que por ali passaram. Por meio de documentos, cartas e fotografias, é possível fazer um recorte das expectativas e das angústias dos que deixaram suas terras buscando a oportunidade de uma vida melhor.
Para a professora de Língua Espanhola, Lissette Paulina Deformes Moreira Gemignani, o estudo do meio impulsiona a reflexão sobre o tema proposto. “Antes do passeio, falamos sobre os motivos que levam as pessoas a saírem do seu país e procurarem um novo destino, uma nova história. Enfatizamos as questões relacionadas aos espanhóis, mas daremos abertura para que os alunos falem sobre suas famílias e suas ascendências. Discutimos a questão dos refugiados, para que entendam que isso ocorre nos dias atuais. Leremos juntos o livro Meu avô espanhol, que apresenta uma linda mensagem sobre o assunto”, detalha Lissette.
Em uma das instalações, o museu reconstitui o alojamento da hospedaria e apresenta uma exposição permanente de objetos trazidos pelos imigrantes.
Veja todas as fotos em álbuns relacionados.