Em 27 de agosto, evento promoveu a comunhão do bem-estar coletivo e pessoal e a preocupação com o planeta
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 30 de agosto de 2016.
A Virada Sustentável, evento organizado pelo Grupo Gestor de Sustentabilidade* do Colégio, contou com a participação de diversas entidades ligadas à sustentabilidade que colaboraram para a variedade de atividades e oficinas realizadas no dia.
O Festival de Futsal e Society Copa Diggio 2016 é um evento não competitivo que tem o objetivo de estimular a prática esportiva pautada em valores como a colaboração e o espírito de equipe. Durante a manhã, nove Colégios de São Paulo, com equipes de alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, aproveitaram o sábado ensolarado no Colégio Miguel de Cervantes.
A diversidade da programação da Virada proporcionou aos participantes do evento diversão e informação. Na Caminhada ao Longo do Tempo, os convidados representaram a história da formação do planeta em um trajeto de aproximadamente 4,6Km, orientados pela cativante educadora Denise Curi, da Schumacher College.
Para Andrea Fucs, mãe do aluno Gabriel Fucs, do 7º C , a caminhada foi reveladora. “Durante duas horas, caminhamos, ouvimos e refletimos. Agradeço ao Colégio, à Denise e ao Schumacher College por terem proporcionado um momento tão especial; saí de lá com a reflexão de que a vida é biodiversidade, cooperação e aprendizagem”.
Durante o evento, pais, mães e filhos resgataram as brincadeiras infantis valendo-se de regras adaptadas, que aludiam à questão da separação da coleta de resíduos. Na Biblioteca, a concentração tomou conta nas disputas dos jogos de tabuleiros confeccionados pelos alunos do 7º ano, relacionados à ética, à cidadania e aos demais valores trabalhados em Sustentabilidade Integral.
Para os que preferiram entretenimento digital, a oficina ECOLAB trouxe games com abordagem sobre consumo consciente, meio ambiente e o cálculo da pegada ecológica. Os participantes, por meio de realidade aumentada, entraram em cenários virtuais para a sensibilização sobre a ameaça da proliferação do mosquito Aedes aegypti, a gestão de resíduos e as más condições dos aterros sanitários.
No teatro do Colégio, foram exibidos curtas-metragens sobre meio ambiente, cidadania e sustentabilidade, posteriormente mediados por uma discussão que culminou na produção artística de um grande painel coletivo. Em frente ao teatro, a oficina de musicalização, ministrada pelos alunos do Cervantes Solidário, uniu arte, técnica e música e atraiu todos os públicos para uma experiência alegre e colorida.
Para Lucimar Barberis Poggi de Aragão, mãe das alunas Gabriela Aragão, do 7ºA, e Mariana Aragão, do 4º B, a proposta da participação do Colégio na Virada foi fantástica. “Esse tipo de evento faz bem para todo mundo e possibilita a reflexão que muitas vezes não conseguimos no dia a dia, como assistir a um vídeo, por exemplo. E o mais interessante é ver que as crianças estão valorizadas no evento, atuando ativamente como instrutores nas oficinas e na organização, assim eles se sentem parte do projeto”, conclui Lucimar.
Na visita sensorial ao Jardim Botânico, os participantes, divididos em dupla, conduziram o parceiro vendado para que fossem estimulados os sentidos do olfato, tato e paladar. Em seguida, ao redor do espiral de ervas, conheceram um pouco de tal técnica para o plantio doméstico e plantaram uma cerca viva.
A oficina de construção da cisterna chamou a atenção para o uso consciente da água. Em grupo, os participantes montaram em um protótipo de casa uma cisterna para captação da água da chuva. A experiência terminou com a simulação da chuva e deixou todos satisfeitos com a produção. As duas equipes terminaram a oficina em um centro de degustação, montado pela equipe da GRSA, que ensinou opções de sucos e doces feitos com aproveitamento de cascas de frutas.
Fotos: Bruno Leite, Silvio Luiz Canella, Antonio Abello Rovai, Valéria Ribeiro da Silva e Tatiana Maria de Paula Silva
Melissa Simon Guimaro Alvarenga, mãe do Gustavo Alvarenga, do Infantil IIA, acredita que a proposta da Virada promove a conscientização das crianças. “Acho que hoje, nas vivências, o Gustavo começou a concretizar uma série de aprendizados que ele teve em sala. Ao plantar a cerca viva, ele comentou que, quando estiver estudando em outra sala, a muda que ele plantou já vai estar grande. Eu achei muito bacana, pois foi possível notar que ele se sentiu parte do projeto e ficou feliz de contribuir para isso”.
“Eu achei a atividade no jardim muito boa, e o fato de ter sido um aluno que explicou o processo funcionou muito bem. A participação dos alunos é muito importante, e eu vejo o reflexo disso na minha filha, que leva para casa hábitos que ela aprende aqui e acaba envolvendo toda a família, por exemplo, na preocupação com a água e com a separação do lixo. Eu levo bronca dela quando erro no lixo, e acho isso positivo. Ela também fez em casa um patê de manjericão que aprendeu aqui na escola, e quer fazer uma horta em casa”, comenta Maria Candida Lorente de Araujo, mãe da Giovanna Lorente, do 2º A do ensino fundamental.
O World Café, conduzido pelos educadores Gustavo Aloe e Leonardo Tannous, da equipe Integrar Ecopedagogia, provocou a reflexão sobre a sustentabilidade no cotidiano e sobre os papéis da escola, na disponibilização de informação, e da família, na criação de hábitos.
Na marquise do terceiro cluster, a Exposição Itinerante de Elementos da Natureza, trazida pelo Instituto Árvores Vivas, apresentou aos participantes sementes, cascas, madeiras e outros materiais da natureza para apreciação e multiplicação do conhecimento sobre eles. Ao lado, a feira de produtos orgânicos da Associação Biodinâmica e Sitio Olho d’água trouxe uma grande variedade de verduras, legumes e produtos artesanais. Em frente ao teatro, a Bambodança, atividade artística da educadora Patrícia Arnost, proporcionou diversão para todos.
Luciana Bisker Arouche de Toledo, mãe dos alunos Lucca Toledo, do 1º A, e Beatriz Toledo, do Infantil IIC, achou a proposta da Virada Sustentável abrangente e extremamente adequada ao tema. “Achei o evento muito bom e organizado. O número limitado de participantes nas oficinas possibilitou um atendimento bem personalizado. Além disso, achei muito interessante a integração com o pessoal do Cervantes Solidário e com o pessoal da Sustentabilidade, pois isso é muito enriquecedor e traz outros componentes para o dia. A feira orgânica também foi uma ótima ideia”.
Para Juliana Gatti, fundadora do Instituto Árvores Vivas, o evento cumpriu a proposta. "Muitas pessoas participaram e responderam com curiosidade à mesa de exposição de elementos das árvores. Deu para sentir que esse evento só tende a crescer em tamanho e importância para toda a comunidade de alunos, familiares e colaboradores do Colégio. Agradecemos muito a chance de estar presentes juntos com toda equipe, que organizou os detalhes de maneira cuidadosa e atenciosa."
Veja todas as fotos em álbuns relacionados.Participaram do Festival de Futsal e Society Copa Diggio 2016 os Colégios:
Colégio Pueri Domus (unidade Aldeia da Serra)
Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida (Consa)
Colégio Certus
Colégio Sidarta
Colégio Pitangueiras
Colégio Elvira Brandão
Colégio Palmares
Colégio Miguel de Cervantes