Cervantíada 2016 do Ensino Fundamental
De 21 a 22 de outubro, o Colégio Miguel de Cervantes reverencia a paz e os valores olímpicos
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 22 de outubro de 2016.
Na Cervantíada do Colégio Miguel de Cervantes, realizada nos dias 21 e 22 de outubro, o coordenador do Departamento de Educação Física, Eduardo Santos Monfort, introduziu o tema da cerimônia de abertura relembrando a grandiosa celebração dos Jogos Olímpicos.
Eduardo ressaltou que o objetivo da Cervantíada do Colégio Miguel de Cervantes é “enaltecer e desenvolver em nossos alunos e alunas os já consagrados valores olímpicos (a excelência esportiva, o respeito e a amizade), bem como os valores paralímpicos (a determinação, a coragem, a igualdade e a superação)”. O coordenador também mencionou que a conquista mais esperada na competição deve ser a prática justa, adequada e leal dos valores do Fair Play, que determinam o respeito às regras, aos árbitros e aos adversários.
Em seguida Eduardo apresentou o desfile das delegações e a entrada das alunas de dança espanhola do Colégio e do Cervantes Solidário, Luana Santos, Kailane Souza, Lorena Medela e Luiza Cruz, portando as bandeiras do Brasil, da Espanha, da União Europeia e de São Paulo.
Para o hasteamento das bandeiras, foram convidados como representantes da comunidade Cervantina o chefe de estudos de Educação Infantil e Fundamental I, Manuel Martín Villarín, as professoras de Língua Espanhola, Gertrudis Torres Roig e María de las Nieves González, e o secretário-geral do colégio, Sr. Carlos Denny Lozano Borba.
Fotos: Rafael Campagnolli
Após a execução dos hinos nacionais brasileiro e espanhol, os alunos Luiza Ligabue Almeida Guimarães, Nicolas Frangis Escorel, Juliana Kojin Guimarães e Tomás Lucero Domínguez desfilaram com a tocha olímpica, e os alunos Júlia Abou Samra Martins Dias e Volnys Kenzo Bernal, que receberam o Prêmio Fair Play na Cervantíada do Ensino Médio, acenderam a pira olímpica.
Foi convidada ao palco a ex-atleta Mônica Fuchs, mãe das alunas Dafne e Paloma Fuchs, que por dez anos participou da seleção brasileira de remo, tendo disputado Copas do Mundo, Campeonatos Mundiais, Jogos Pan-americanos e Sul-americanos. Mônica sorteou entre os alunos presentes na abertura um uniforme da seleção brasileira de remo.
Para recitar o Juramento do Atleta, foram convidados os ex-alunos do Colégio Elisabeth Romero e Maurício Perez Graghi. Elizabeth, atleta e jornalista esportiva de rádio e TV, agradeceu o convite e afirmou aos alunos que o colégio teve uma participação importante nas suas opções como esportista e jornalista. Maurício, jogador de rugby e idealizador do Instituto Rubi Para Todos, falou sobre a honra de ter sido um dos atletas que conduziu a tocha olímpica na Olimpíada Rio 2016 e desejou a todos os alunos um ótimo dia de competição.
Na sequência, a diretora-gerente, Lourdes Ballesteros, ressaltou o sucesso do projeto Cervantes Rio + Vivendo Valores, idealizado pelo Departamento de Educação Física e trabalhado durante o ano por todos os departamentos didáticos, que destacava através do esporte e da educação valores como tolerância, respeito e solidariedade. Ela pediu aos alunos que seguissem durante o dia o exemplo de Júlia e Volnys, que receberam o prêmio Fair Play do Ensino Médio. Ao final, a diretora anunciou a abertura oficial dos jogos.
Na sequência, as alunas de dança espanhola do colégio e do projeto Cervantes Solidário animaram o público ao ritmo de rumbas flamencas. Os alunos do curso extra de circo apresentaram uma performance artística de força e elasticidade.
As alunas de dança e expressão e ginástica artística encerraram a cerimônia em uma belíssima apresentação com fitas e dança. A coreografia exaltava todos os valores olímpicos, com destaque para a determinação e a superação, elementos prioritários na prática esportiva. A professora Mariana Dimes Vicente participou da apresentação com a indumentária que usou no encerramento das Olimpíadas do Rio.
Após a abertura, iniciaram-se as competições das equipes vermelha, amarela, azul e verde. Para os alunos do Ensino Fundamental I, os jogos são semicooperativos, sendo alguns deles com regras adaptadas, cujo objetivo principal é estimular a interação, a motivação e a valorização da prática esportiva, sem ênfase na competição. Nessa faixa etária, todos os alunos são premiados.
Os alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental realizaram competições interclasses nas modalidades voleibol, handebol, futebol, dodgeball e basquetebol. Além disso, a exemplo da Cervantíada do Ensino Médio, concorreram ao prêmio Fair Play, que estimula a ética e a boa prática esportiva.
Em frente ao teatro, a equipe de Educação Física preparou uma exposição com os uniformes oficiais utilizados pelos professores Mariana Dimes e Newton Cheberle, que trabalharam como voluntários nas Olimpíadas do Rio. Também estavam expostas as fantasias utilizadas pela professora Mariana nas apresentações do encerramento das Olimpíadas, o uniforme utilizado por ela na Copa das Confederações em 2013 e a camiseta do colégio autografada pelos atletas e profissionais do esporte que estiveram no colégio durante os trabalhos do projeto Cervantes + Rio – Vivendo Valores. São eles: Fabiana Murer, alteta do salto com vara, Rodrigo Iglesias, fisioterapeuta da seleção brasileira de atletismo, Cristiano e Eduardo Soares, paratletas, e Carlos Roberto Toaldo, ex-jogador de vôlei da seleção brasileira.
Veja todas as fotos em álbuns relacionados.