Encontro de TE
Mídias digitais e metacognição
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 26 de outubro de 2016.
No encontro de Tecnologia Educacional do dia 19 de outubro, as professoras Pollyanna Cipriano Cardoso e Gisela Maria Esposito, do 4º ano do Ensino Fundamental, Karin Cruz Arriagada, da Equipe de TE, e Isamable Braga Ret, do 3º ano do Ensino Fundamental, apresentaram o trabalho relacionado às disciplinas de História e Geografia desenvolvido nos dois segmentos.
O projeto inspirado na visita à escola EMEF Desembargador Amorim Lima, promovida pela equipe de Tecnologia Educacional do Colégio Miguel de Cervantes, tem como característica e finalidade desenvolver a autonomia de alunos e alunas no processo de aprendizagem, propiciando a reflexão sobre a maneira como aprendiz obtém seu conhecimento e dando-lhe condições para participar de maneira efetiva do seu processo de aprendizagem.
No relato da experiência, a professora Pollyanna explicou o processo das atividades que introduziram conteúdos novos das duas disciplinas de forma não convencional. Por meio de uma oficina com a adaptação da atividade proposta aos alunos para os professores presentes, foi possível vivenciar um pouco da experiência em sala de aula.
Segundo ela, os conteúdos apresentados ou já tinham sido vistos pelos alunos no 3º ano ou eram novos, o que permitiu observar e avaliar melhor a forma como cada um adquire seu conhecimento.
Durante a realização do projeto, as professoras Pollyanna e Gisela apresentaram a atividade e deram opções de diferentes fontes de consulta, de forma que os alunos poderiam pesquisar em livros, sites, vídeos etc. Também foi deixado a critério deles resolver os exercícios em grupo, duplas ou individualmente.
Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva
De forma similar, a professora Isamable explicou que no 3º ano as professoras elaboraram um roteiro de estudo mensal e deixavam a cargo dos alunos resolverem os exercícios no tempo e na ordem escolhidas por eles. Como proposto no 4º ano, o aluno também foi estimulado a procurar o conhecimento em fontes diferentes e realizar as atividades individualmente ou em grupo.
Nas propostas de ambos os níveis, o objetivo principal era manter atuação do professor como mediador e colocar o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem. As professoras afirmaram que, apesar do processo demandar mais do educador pelo atendimento às necessidades de forma personalizada, o resultado foi extremamente satisfatório, pois, segundo elas, possibilitou uma abordagem mais ampla com maior retenção dos conteúdos.
Para Antonio Abello Rovai, coordenador da equipe de Tecnologia Educacional, que acompanhou as atividades dos alunos, essa dinâmica comprova que é possível garantir os conteúdos trabalhando os processos de forma inovadora. “Como testemunha dos trabalhos, percebi que os alunos vivenciaram o processo com muito entusiasmo e muita autonomia, demonstrando que experimentar estratégias e atingir objetivos, trabalhar competências e habilidades e garantir conteúdo não são coisas incompatíveis, e podem e devem ser realizadas em nossa escola. O mais encantador foi perceber, durante o processo, a forma como os alunos foram evoluindo na administração do tempo e na busca da sua forma de aprender”.