Oficina de música com Leandro Lehart
Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental recebem compositor nos preparativos para o Sábado de Arte e Música

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 4 de novembro de 2016.

Durante o ensaio de 3 de novembro para o Sábado de Arte e Música do Colégio Miguel de Cervantes, os alunos do 3º ano foram surpreendidos pela presença do músico e compositor Leandro Lehart.

A convite dos professores de música Joan Barros e Roseli Lepique, Leandro veio acompanhar o repertório dos alunos, que inclui um dos seus sucessos: Vem dançar o mestiço. Esbanjando simpatia, o músico acompanhou o ensaio e tocou com os alunos.

No encontro, os alunos explicaram ao compositor que a escolha do repertório acompanhou os estudos sobre imigração, tema da Hispanidad 2016. Além disso, os alunos explicaram também suas respectivas interpretações pessoais em relação à letra da música. “A maioria entendeu que o refrão que diz “Siga em frente, olhe para o lado” é uma referência sobre valores como a empatia e a solidariedade. É preciso seguir a vida, mas é importante se importar com quem está ao seu lado, respeitando as diferenças”, resume a professora Roseli.


Fotos: Silvio Luiz Canella

Para Leandro, a experiência foi inesquecível. “É uma consagração ver as crianças cantando uma música que você fez, exaltando uma brasilidade que elas tanto gostam e relacionando a canção a um conteúdo como a imigração e o respeito à diversidade. Vou levar as lembranças de hoje para o resto da minha vida”.

O músico acredita na importância da música na educação básica como um instrumento de disciplina e trabalho em conjunto. “A música tem o poder de unir as pessoas independentemente da cor e da condição social. Ela também estimula a disciplina, e você constata isso quando vê que as crianças percebem o momento de ficar em silêncio e o momento de se manifestar. Hoje, enquanto elas davam os depoimentos de como entenderam a letra da canção, foi possível perceber como a música também pode agregar valores”, afirma Leandro.