Sábado de Arte e Música
Em 5 de novembro, o Sábado de Arte e Música no Colégio Miguel de Cervantes celebrou a diversidade, a miscigenação de culturas e os grandes nomes e movimentos artísticos

Exposição de arte
Expressão e criatividade

Somados aos trabalhos do Fundamental II e do Ensino Médio, que estão expostos desde sexta-feira, 28 de outubro*, a mostra de arte dos alunos do Ensino Fundamental I, do Cervantes Solidário e dos Cursos Extras de Arte e Cerâmica revelou a arte como instrumento de organização do pensamento e da emoção.

Orientado pelo professor William Gerson da Rosa, o 2º ano do Fundamental passeou pelos principais movimentos artísticos nas formas geométricas do abstracionismo de Rubem Valentim, no modernismo de Tarsila do Amaral e dos retratos de Flávio Carvalho e no realismo da natureza-morta de Cézanne, além de trazer os elementos naturais na colorida exposição das flores com mensagens ocultas em meio às imagens e pétalas. Para demonstrar que arte é uma expressão social inerente ao ser humano, os alunos invocaram a antiga arte rupestre inspirando-se nas inscrições de Altamira, Lascaux e Serra da Capivara. A exposição do charme e da beleza felina, em homenagem às obras de Aldemir Martins, transmitiu a energia e a graciosidade dos gatos.

Na exposição do 3º ano foram apresentados os estudos das paisagens urbana, rural e marinha, por meio da estética de Lasar Segall, e o movimento e alegria das brincadeiras infantis de Ivan Cruz. Também sob a estética de Lasar Segall, os alunos trabalharam os retratos expressionistas e, na exposição Retrato de Artista, receberam o desafio de incluir uma mensagem oculta em forma de desenho em algum lugar da tela. Para representar as constelações de Miró, os alunos elaboraram um céu de símbolos pessoais e, inspirados pelo artista, pintaram livremente e se divertiram ao praticar um exercício de reminiscência de quando tinham 2 ou 3 anos.

Sequências, repetições e muitas cores trouxeram o estilo do pintor catalão David Dalmau às telas dos alunos do 4º ano, elaboradas com base na eleição de um objeto aleatório ou de algum elemento da natureza. Sob a orientação da professora Roberta Zamboni, os alunos demonstraram os matizes e a relação dos sentimentos com as cores expressos nas obras inspiradas na Fase Azul e na Fase Rosa do pintor espanhol Pablo Picasso.

Inspirado no livro Sete contos, de Carla Caruso e May Suravel, o 5º ano, das professoras Renara Toscani e Roberta Zamboni, criou cenários e retratou personagens. A arte pós-impressionista inspirou os alunos nas exposições Composições em Van Gogh e Pinceladas de Van Gogh. Nos trabalhos relacionados a Mondrian, a geometria e a matemática transformam-se em elaborados painéis, revelando que nenhuma área do conhecimento é excludente quando se quer se expressar por meio da arte.

A exposição dos alunos do Cervantes Solidário do Centro da Criança e do Adolescente São Mateus homenageou a cidade do Rio de Janeiro em pratos delicadamente pintados com tinta vitro 150o e em elementos da cultura brasileira, como as máscaras feitas com gesso, em referência ao Carnaval, e as pinturas em tecido, com mote na capoeira.

O curso extra de artes plásticas da professora Viviane Panegassi apresentou um rico portfólio com a produção individual dos alunos em técnicas e estudos variados. O curso de desenho e pintura da professora Beatriz Comim apresentou quadros coloridos baseados nos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. Sob a orientação da professora Thaís Del Monte, os alunos do curso extra de cerâmica expuseram a arte em utensílios e pintura em porcelana.

*Veja em: https://www.cmc.com.br/default.asp?PaginaId=11747


Fotos: Rafael Campagnoli

Apresentações musicais
Diversidade e respeito às diferenças

No palco do teatro, as atuações musicais começaram com a emocionante apresentação dos 4º anos do Ensino Fundamental, que, sob a regência da professora Ana Valéria Turbiani, homenagearam o pianista e compositor João Donato executando, em flauta e voz, canções como A rã, Samba de uma nota só e Meu limão, meu limoeiro.

Os alunos do 5º ano, sob a orientação do professor Ivo Bonfiglioli, trouxeram ao palco um número de música e dança com a participação das alunas Letícia Fernandez Planas, do 5º D, e Estela Grande Matere, do 5º C, ao som de Madrid, Madrid. Em referência às brincadeiras infantis, apresentaram um vídeo produzido pelos professores Daniel Mendes, de Educação Física, e Viviane dos Santos Moreira, professora tutora do 5º B, das atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física sobre brincadeiras populares.

Em seguida, os alunos executaram a música Bola de meia, bola de gude, do cantor e compositor Milton Nascimento, em flauta, canto, boomwhackers. Além disso, pôde-se contar com acompanhamento das alunas do 5º C Catharina Cuellar Pacovski, no violino, e Isadora de Paula Azevedo, na flauta transversal.

O professor Ivo apresentou à plateia os Boomwhackers, instrumentos musicais percussivos e melódicos feitos com tubos em PVC. Além da contagiante sonoridade dos tubos, o desenvolvimento e o estudo desse instrumento valoriza e estimula a cooperação e o trabalho em grupo, elementos fundamentais para o desenvolvimento da empatia e da solidariedade.

As apresentações dos alunos do 4º e 5º anos contaram com a participação especial de Marcus Baldini, professor de Inglês, no piano, Ivo Bonfiglioli e Joan Barros, ambos nas guitarras, e do aluno Pedro Moraes, do 7º B, no cajón e percussão.

Os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, orientados pela professora Roseli Lepique, trouxeram ao palco a fusão das culturas e a diversidade. Os alunos apresentaram um pot-pourri com Canción del Fuego e Marinero Soy de amor. O eclético repertório também contemplou Three Little Birds, de Bob Marley, With A Little Help From My Friends, The Beatles, Cambiar el mundo, de Alejando Lerner, Garota de Ipanema, de Vinicius de Moraes e Tom Jobin, e Vamos Fugir, de Gilberto Gil, com a participação dos alunos do professor Digemison Portela da Silva, do curso de Musicalização do Cervantes Solidário.

No repertório do 3º ano, a música Vem dançar o mestiço, do compositor Leandro Lehart, levantou a plateia. A coreografia animada foi inovada com a utilização de instrumentos de percussão feitos de luvas com madeiras nas pontas dos dedos. O instrumento foi produzido na marcenaria do Colégio e deixou o ritmo dançante especial. Durante a semana, os alunos foram surpreendidos pelo o compositor da música, que veio participar do ensaio. (Leia sobre o encontro em: https://www.cmc.com.br/default.asp?PaginaId=11776 )

Durante as apresentações, os alunos do curso extra de teclado apresentaram a canção Diferentes, de composição de Rose Lepique e arranjo do aluno Pedro Gamme. Os alunos do curso extra de musicalização sob a orientação da professora Roseli e do professor Flávio Rodrigues apresentaram uma sinfonia rítmica com composições próprias, dando um show a parte no cajón, violão e palmas. Os alunos e alunas do curso extra de violão dos professores Ivo Bonfiglioli e Joan Barros executaram um tema flamenco e Sossego, de Tim Maia.

As apresentações dos alunos do 2º e 3º anos contaram com a participação dos músicos Joan Barros, no violão e guitarra, Henrique Segamarchi, na guitarra, Pedro Henrique Moraes, no cajón, e Flávio Rodrigues, no violão flamenco.

Veja todas as fotos em álbuns relacionados.