Colégio Miguel de Cervantes participa da Olimpíada Brasileira de Física
Competição estimula o interesse pela Física

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 8 de novembro de 2016.

Os alunos do Ensino Médio participaram da primeira e segunda fases da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Participaram da competição de 2016 mais de duas mil escolas, superando a marca de 99 mil estudantes inscritos. Em 29 de maio, trinta e cinco (35) alunos do Colégio Miguel de Cervantes realizaram as provas da primeira fase, que são aplicadas no próprio Colégio. Dezesseis (16) deles foram aprovados para a segunda fase, que aconteceu no dia 20 de agosto, no Colégio Objetivo.

A Olimpíada Brasileira de Física é um programa da Sociedade Brasileira de Física que tem como objetivos despertar e estimular o interesse pela Física, proporcionando atividades desafiadoras aos estudantes, aproximar a universidade do Ensino Médio e identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.


Foto: Silvio Luiz Canella

A competição é composta por três fases, e a participação nas fases subsequentes são determinadas de acordo com o resultado dos pontos mínimos, definidos pela comissão avaliadora da competição.

Para o professor de física do Colégio, Thiago Augusto Cardoso, o resultado, tanto no número de participantes quanto no desempenho, foi uma conquista dos trabalhos desenvolvidos, que motivam os alunos a participar de eventos como esse. “Nossos alunos tiveram um bom desempenho, além de um número significativo de aprovação para a segunda fase da competição. Eles demonstraram comprometimento, empenho e criatividade nas aulas preparatórias e nas resoluções das questões das provas”.

Parabéns aos participantes e à equipe de professores envolvidos!