Día Deportivo para desenvolvimento da comunicação em língua estrangeira
Atividade trabalha o conteúdo de Língua Espanhola e de Educação Física
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 23 de março de 2017.
Baseados na proposta do uso prático e significativo da aprendizagem de idiomas, os professores de Língua Espanhola do 7º ano do Ensino Fundamental prepararam atividades em conjunto com a disciplina de Educação Física com o objetivo de colocar em uso as habilidades e competências linguísticas nas atividades esportivas dos alunos.
A proposta é de que, nas últimas sextas-feiras do mês, os alunos participem de uma atividade recreativa. Para introduzir os trabalhos, em 17 de março, foi a vez de uma oficina de basquete, na qual os alunos necessitavam cumprir exercícios específicos sob o comando do professor, tudo, claro, em espanhol.
Fotos: Lissette Paulina D. M. Germignani / Montagem: Fabio Corrêa Altafim
Para os professores Lissette Paulina D. M. Germignani e Gabriel Iglesias Morales, de Língua Espanhola, e Carlos Eduardo M. Fontolan, de Educação Física, a proposta veio a calhar. “Desenvolvemos a atividade com a finalidade de produzir um sentimento de colaboração e, ao mesmo, tempo dar a oportunidade aos alunos de utilizar o que aprenderam das duas disciplinas. Cremos que eles poderão desfrutar e consolidar os conteúdos se divertindo”, comentam os professores.
A ideia começou em 2016, com uma gincana de caça ao tesouro. Durante a atividade, a interação e a busca por manifestar suas opiniões e apresentar soluções em espanhol motivou os professores de Língua Espanhola a desenvolver, de forma sistemática, em parceria com o professor de Educação Física, o projeto para 2017.
“Sabemos que a prática esportiva desperta a competividade, que deve ser bem assistida e orientada. Sabemos que, em um momento de estresse, que pode acontecer em uma atividade esportiva coletiva, é possível estabelecer a resolução de problemas com mais tranquilidade cada vez que os alunos são expostos a este tipo de atividade e, dessa forma, fazê-los pensar em espanhol durante um jogo com regras, respeitando a autoridade e, principalmente, os colegas. Isso produz um efeito muito positivo na aprendizagem, pois notamos que eles vão adquirindo agilidade em identificar tempos verbais, vocabulário especiífico, expressão de seus desejos, de suas preferências, aversões, sentimentos, opiniões e valores”, concluem os professores.