ENSINO MÉDIO
Nessa última etapa escolar, o trabalho pedagógico do Colégio Miguel de Cervantes atende às múltiplas dimensões formativas dos jovens, seu aprimoramento como seres humanos éticos, sua preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências e habilidades que permitam uma aprendizagem autônoma e contínua ao longo da vida.
Em cada uma das áreas do currículo, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e suas respectivas tecnologias, são potencializadas a aquisição de hábitos de estudo e técnicas de investigação e pesquisa. Isso possibilitará aos jovens selecionar e interpretar informações de forma crítica e atuar por meio de princípios democráticos de convivência, propondo soluções que promovam o bem comum e a justiça social.
Conhecimento e valores
De acordo com seu propósito de promover uma educação de qualidade, inovadora e internacional, o Colégio oferece, desde 2016, o Programa do Diploma do I.B. (International Baccalaureate). Como instituição educativa do Mundo I.B., o Cervantes integra-se a uma comunidade global de colégios comprometidos com o desenvolvimento de jovens com sólidos conhecimentos e valores, altamente motivados com sua formação e preparados para contribuir na construção de um mundo mais pacífico e harmonioso.
Durante todo o Ensino Médio, os alunos são instigados a situações que visam à reflexão sobre suas características pessoais, desejos e personalidade e ao desenvolvimento de ações concretas que os acerquem às diferentes carreiras em um amplo e diversificado mercado de trabalho. No 1º e 2º anos, são oferecidos cursos optativos, em forma de projetos, que têm como objetivo estimular o desenvolvimento de suas aptidões, de acordo com suas áreas de interesse, ajudando-os a identificar tendências na escolha da carreira profissional.
Além de todo o suporte de autodescoberta, por meio de atividades práticas e apoio das respectivas tutorias, o Cervantes oferece, gratuitamente, aulas de revisão de conteúdo, com intuito de prepará-los para as diferentes provas de acesso ao Ensino Superior.
Multiculturalidade
Ao terminar o 1º ano do Ensino Médio, o estudante obtém o título de Graduado en Educación Secundaria Obligatoria do Ministério de Educação da Espanha. Ao finalizar o 3º ano do Ensino Médio, o estudante tem a possibilidade de obter dois títulos internacionais, além do título brasileiro:
1. O Título de Bachiller do Ministério de Educação da Espanha. Com esse título, o aluno poderá ter acesso às universidades espanholas e europeias inseridas no Espaço Europeu de Educação Superior.
2. O título do Programa de Diploma do I.B. Esse título confere a possibilidade do ingresso em universidades no mundo todo.
Dessa forma, o Colégio Miguel de Cervantes assevera sua missão de formar pessoas que possam ser agentes de transformação social em um mundo globalizado.
Equipe
A equipe docente para cada turma de alunos é composta por aproximadamente trinta professores especialistas, dos quais um desenvolve a tutoria, em que acompanha de perto o desenvolvimento do aluno em suas necessidades.
Clique aqui para acessar o guia informativo com os horários e calendários de 2024.