ENSINO FUNDAMENTAL II

Cidade Ativa e visita ao Banco de Alimentos
Experiência proporciona descobrimento e interlocução sobre cidadania e atuação social

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 5 de junho de 2017.

Vivenciar experiências concretas relacionadas à atuação social e ao desenvolvimento da empatia são alguns dos objetivos para a atividade interdisciplinar de Línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa realizada pelos alunos do 9º ano como parte do Projeto Impressões de Viagem.

O projeto tem como propósito tanto preparar os alunos para as experiências que eles vivenciarão na Espanha, e que servirão para qualquer interação cultural que terão em suas vidas, quanto desenvolver as competências linguísticas nos relatos produzidos por eles após a viagem.

As atividades foram divididas entre os grupos. Os alunos do 9º A e B visitaram o Banco de Alimentos, ação social da CEAGESP que coleta e distribui doações de alimentos aptos ao consumo para diversas entidades assistenciais da cidade. O serviço ainda reutiliza todo o descarte gerado pelo Banco na produção de adubo orgânico e reciclagem.

Na visita, os alunos obtiveram informações sobre o reaproveitamento da casca da mexerica, comprovando as diversas utilidades do rejeito da fruta, como na produção de papel e utensílios de decoração. Além disso, eles também visitaram a sala onde se faz o corte de frutas (mamão, abacaxi, caqui) que são colocadas em um forno próprio para a desidratação por 24 horas, deixando-as no ponto exato para consumo e com o sabor concentrado.

Já os alunos do 9ºC e D participaram de uma palestra-debate com a equipe do Cidade Ativa, organização formada por colaboradores de diversas áreas que acreditam em cidades e estilos de vida mais saudáveis. Após a palestra, os alunos visitaram, muitos pela primeira vez, os arredores do Colégio, observando e registrando os elementos dos espaços públicos e suas possíveis adaptações para melhor acessibilidade e aproveitamento.

Após as atividades, os grupos se reunirão para a troca das experiências e apresentarão suas descobertas e conclusões.

Saiba mais:

CEAGESP: www.ceagesp.gov.br/a-ceagesp/sustentabilidade/responsabilidade-social/bca/

Cidade Ativa: https://www.cidadeativa.org.br/

Matéria sobre EducAtiva e Colégio Miguel de Cervantes: https://www.cidadeativa.org.br/single-post/2017/06/02/Cidade-EducATIVA-leva-urbanismo-para-dentro-e-fora-da-sala-de-aula