Premiação Desafio 2030 – Escolas transformando o nosso mundo
Colégio Miguel de Cervantes recebeu pontuação máxima na categoria Ensino Fundamental II
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 25 de agosto de 2017.
O Colégio Miguel de Cervantes recebeu nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, a premiação na categoria Fundamental II do Desafio 2030 – Escolas transformando o nosso mundo. O prêmio é organizado pelo Reconectta, Instituto 5 Elementos, Virada Sustentável e Catraquinha.
A premiação teve como propósito reconhecer o trabalho desenvolvido nas instituições de ensino básico no que se refere a projetos transformadores ligados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Colégio foi reconhecido pelo projeto da construção da Agenda Sustentável, que organizou e descreveu as ações realizadas nos últimos dois anos, após a implantação do Grupo Gestor de Sustentabilidade, reforçando a cultura de sustentabilidade relacionada aos ODS e envolvendo toda a comunidade cervantina.
As escolas premiadas receberam um certificado, além do reconhecimento público pela sua contribuição em relação aos temas dos 17 ODS na escola.
Na cerimônia de premiação, que aconteceu no prédio da Unibes, compareceram representantes da direção do Colégio, do grupo gestor e colaboradores. Uma das coordenadoras do Grupo Gestor de Sustentabilidade do Colégio, a professora Carla Marum, recebeu o prêmio das mãos de Haroldo Machado Filho*, assessor especial sobre desenvolvimento sustentável no PNUD**, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, no Brasil.
Emocionada, Carla agradeceu a todos os colaboradores do Colégio e empresas parceiras que participaram da concepção da Agenda Sustentável: “Cabe ressaltar que todo esse trabalho e conquista só se deu por acreditarmos que em uma escola todos os espaços e pessoas educam e que nenhuma ação de sustentabilidade deva estar desvinculada do caráter pedagógico”, afirmou.
Os critérios de seleção dos projetos vencedores em cada categoria incluíram o contexto e relevância para a realidade escolar e os 17 temas dos ODS, a transformação da realidade escolar e do território, o número de temas dos 17 ODS abrangidos pelo projeto, a quantidade de atores da comunidade escolar e fora dela, bem como parceiros de conteúdo e ação e o protagonismo dos alunos.
A seleção dos projetos foi realizada por profissionais renomados das áreas de Educação, Meio Ambiente e Literatura.
* Haroldo Machado Filho é Co-preside a Força Tarefa no âmbito do Sistema ONU no Brasil sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Assessor Especial sobre Desenvolvimento Sustentável no PNUD/Brasil; negociador do Governo Brasileiro em Conferências das Nações Unidas sobre Mudança do Clima desde 1998.
**Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento é o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem por mandato promover o desenvolvimento e erradicar a pobreza no mundo.