Clube de Debates
Gênero: binário ou não-binário?
Data: 27 de setembro
Horário: 14h30min
Local: 3º andar do EM
A questão de gênero é fervorosamente discutida nos dias de hoje, trazendo várias opiniões divergentes a respeito. O debate que está implicitamente presente na sociedade gira em torno de tolerância, definições, existência de classificações e seus critérios.
A separação de gênero mais aceita no século XXI é a binária, na qual o indivíduo se identifica com o gênero masculino ou o feminino. Por outro lado, movimentos atuais questionam mais que nunca o conceito de binariedade, dando espaço a novas reflexões sobre identidade de gênero e consequentemente a perspectivas diversas que podem entrar em confronto.
Uma manifestação da questão tratada em um contexto mais próximo da nossa realidade é a divisão dos banheiros em “masculino” e “feminino”, suscitando discussões sobre a pertinência dessa divisão em ambientes públicos e instituições.
A partir das provocações acima, da coletânea apresentada e de seus conhecimentos prévios, esperamos que todos os participantes do debate consigam tirar proveito das discussões acerca desse tema tão importante e atual. Até quarta!
Textos informativos:
- O Facebook reconhece 56 opções de gênero para seus usuários:
-
- CAPARICA, Marcio. Entenda as 56 opções de gênero do Facebook. Disponível em: <http://ladobi.uol.com.br/2014/02/56-opcoes-genero-facebook/>. Acesso em: 21 set. 2017.
- Mulher é sendo investigada por crime de ódio por “negar a transgeneridade” em um debate na Loyola Marymount University (em inglês)
- PRESTIGIACOMO, Amanda. Catholic College Employee Investigated By Police For Saying There Are Only Two Genders. Disponível em: <http://www.dailywire.com/news/5338/catholic-college-employee-investigated-police-amanda-prestigiacomo>. Acesso em: 21 set. 2017.
- Aluna transgênero relata que sofre preconceito em sua faculdade por usar o banheiro feminino:
-
- GONÇALVES, Gabriela. Aluna trans diz sofrer preconceito ao usar banheiro feminino em faculdade. G1. 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/11/aluna-trans-diz-sofrer-preconceito-ao-usar-banheiro-feminino-em-faculdade.html>. Acesso em: 21 set. 2017
- Pessoa que se identifica como “não binária” relata sua experiência e explica sua visão sobre sua identidade
-
- LADO BI. “Não sou homem. Não sou mulher. Faça o favor de não perguntar sobre minha genitália.”. Disponível em: <http://ladobi.uol.com.br/2016/04/genero-nao-binario/ >. Acesso em: 21 set. 2017.
Textos opinativos:
- O texto defende que a concepção binária de gênero limita o desenvolvimento e expressão da diversidade humana.
- RUBIN, Gayle. É preciso ter cuidado com o pensamento binário. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/e-preciso-ter-cuidado-com-o-pensamento-binario>. Acesso em: 21 set. 2017.
- Médico se opõe a uma visão não-biológica de gênero, a tratamento hormonal infantil e banheiros únicos.
- PRADO, Você vai querer saber o que este médico tem a dizer sobre ideologia de gênero. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/ideias/voce-vai-querer-saber-o-que-este-medico-tem-a-dizer-sobre-ideologia-de-genero-esiagjzrssuka8h34e2cvkb1w>. Acesso em 21 set. 2017.
- O texto defende que a abolição de banheiros separados para homens e mulheres cria um perigo adicional para meninas.
- GAZETA DO POVO. Banheiro único para meninos e meninas em escolas medida que ignora segurança. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/banheiro-unico-para-meninos-e-meninas-em-escolas-e-medida-que-ignora-seguranca-e30hhtpyqcly9zk375y678c2v >. Acesso em: 21 set. 2017.
- O texto argumenta que a afirmação como não-binário é um empecilho e traição à luta de emancipação das mulheres
- CRÍTICA DE GÊNERO. Se assumir “não-binária” prejudica as outras mulheres: Disponível em: <https://criticadegenero.tumblr.com/post/148804003553/se-assumir-n%C3%A3o-bin%C3%A1ria-prejudica-as-outras>. Acesso em: 21 set. 2017.