GRUPO GESTOR DE SUSTENTABILIDADE
Educação para Sustentabilidade
Encontro promoveu reflexão e troca de conhecimento sobre o tema
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 6 de março de 2018.
O Colégio Miguel de Cervantes recebeu no sábado, 3 de março, os representantes do Instituto Reconectta*, Edson Grandisoli e Lívia de Campos Ribeiro, para uma formação especializada em Educação para Sustentabilidade.
A manhã começou com uma oficina para os alunos que fazem parte do Grupo Gestor de Sustentabilidade do Colégio, contando também com a participação de professores e funcionários do Grupo Gestor. A atividade estimulou a troca de conhecimento sobre as atividades do Grupo e sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) entre os membros antigos e os novos integrantes do Grupo, proporcionando uma reflexão sobre cooperação e colaboração.
Na segunda parte das atividades, foi a vez dos colaboradores – professores, funcionários e terceirizados do Colégio – participarem de uma palestra sobre os objetivos da educação para sustentabilidade relacionados aos ODS e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mais de 60 pessoas participaram da formação, que integrou diversos setores da comunidade escolar.
O educador Edson Grandisoli iniciou sua fala mostrando um panorama do tema sustentabilidade com base no crescimento exponencial da população, o seu consequente impacto no consumo dos recursos naturais do planeta e a relação da educação socioambiental como um fator importante para a mudança desse cenário. Ele ressaltou que a escola deve tratar a urgência das questões ambientais com medidas efetivas no comportamento, ao mesmo tempo em que educa e conscientiza os alunos, professores e funcionários para a temática. “Na escola precisamos fazer com que as pessoas mudem seu comportamento. Como educadores, não queremos apenas induzir, mas sim educar. Contudo, as mudanças atingidas via processo educacional acontecem em longo prazo. Dessa forma, convivemos com um paradoxo que aparece em vários documentos sobre educação para sustentabilidade, que está relacionado ao tempo. Acredito que as duas frentes são complementares. No trabalho em uma escola, temos que criar mecanismos que induzam a uma mudança de comportamento, mas que também eduquem. Precisamos levar as pessoas a se comportarem de uma determinada maneira e, ao mesmo tempo, trabalhar para formação crítica e emancipadora , na qual os indivíduos pensem por conta própria”, afirma Edson.
A educadora Lívia Ribeiro falou sobre a BNCC e ressaltou como é possível identificar elementos da educação para sustentabilidade nas etapas descritas pela Base, que aponta o compromisso com a educação integral do aluno e o alinhamento aos ODS definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e à política nacional de educação ambiental. Lívia destaca as dez competências indicadas pela BNCC a serem desenvolvidas durante a vida escolar do aluno. Ela trouxe exemplos de como projetos que envolvem sustentabilidade podem permear todas as áreas do conhecimento e desenvolver as competências relacionadas na BNCC.
Ao final foi proposto aos participantes que, em grupo, elaborassem um projeto relacionado à sustentabilidade pensando nas competências citadas na BNCC e no universo escolar do Colégio Miguel de Cervantes. Ao todo, sete projetos foram apresentados e compartilhados com todo o grupo.
Edson Grandisoli: graduado e licenciado em Ciências Biológicas pela USP. Mestre em Ecologia de Ecossistemas e doutorando em Educação e Sustentabilidade pelo PROCAM-USP. Professor há mais de 20 anos das redes pública e particular de ensino e formador de professores da rede pública pela Secretaria Municipal de Educação de Barueri e DRE do Butantã em Educação e Sustentabilidade e Políticas Públicas em Educação Ambiental. Autor de coleções didáticas e paradidáticas em meio ambiente e saúde.
Lívia de Campos Ribeiro: engenheira ambiental formada pela UNESP, com diretriz no desenvolvimento para a sustentabilidade e facilitação de vivências no meio escolar. Possui MBA em Gestão de Empresas e Negócios com formação modular em UC Berkeley, formação em Gerenciamento de Projetos e é pós-graduanda em Educação Ambiental para Sustentabilidade. Possui experiência em facilitação de programas de sustentabilidade na rede particular e na rede pública de ensino.
*Reconectta: https://www.reconectta.com/