O aprendizado de Língua Espanhola na Educação Infantil
Por: Tábata Andúgar Bessa Lima | 8 de março de 2019.
As crianças que chegam ao Colégio Miguel de Cervantes na Educação Infantil apresentam três, quatro ou cinco anos de idade. Muitas vezes, não possuem o menor conhecimento em Língua Espanhola. Assim, nesse primeiro momento, nosso objetivo é que elas se familiarizem com a língua de forma prazerosa e significativa.
Para nós, o mais importante é que os alunos estejam felizes em sala de aula e se sintam à vontade para experimentar, arriscar e iniciar o processo de aprendizado do segundo idioma. Enfatizo aqui as palavras de nossa diretora, Lourdes Ballesteros: “Naturalmente e sem pressão”.
Para o professor, essa introdução requer conhecimentos que vão além da própria língua. É importante saber que ensinar espanhol para adultos é completamente diferente de ensinar crianças pequenas, uma vez que para trabalhar com o público infantil é necessário conhecer o processo de desenvolvimento do ser humano e, assim, atuar de acordo com essas etapas do crescimento. Para isso, incorporamos a brincadeira em nosso planejamento como principal ferramenta.
Cantar, jogar, imaginar, dramatizar, conversar e dançar são componentes presentes diariamente em nossa rotina. Quando o aluno gosta do que faz, automaticamente acaba se identificando com a disciplina, sentindo prazer e vontade de aprender.
Em nossas aulas, oferecemos às crianças diversas experiências em temas variados que proporcionem, de maneira interdisciplinar, o contato e, por consequência, o aprendizado em Língua Espanhola. Essas experiências transcendem o espaço da sala de aula para que a criança se aproprie aos poucos do uso da língua em um contexto real.
Acompanhar esse início de trajetória e descobertas sobre o processo de aprendizado da língua é motivador e nos instiga, enquanto professores, a proporcionar cada vez mais um ambiente acolhedor e livre para nossos alunos explorarem suas capacidades e desenvolverem uma relação afetiva com o idioma.
Tábata Andúgar Bessa Lima é ex-aluna, mãe e professora do Colégio Miguel de Cervantes. Viveu intensamente o aprendizado da língua e da cultura espanholas durante toda a sua vida escolar. É pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Educação Infantil pela Universidade Cruzeiro do Sul. É formada Pedagogia, com especialização em Educação Infantil, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Letras com habilitação em Espanhol na Universidade Paulista (Unip). Ministra aulas de Língua Espanhola para os alunos do Infantil I.