Cervantes Solidário
Quem somos:
Alexandra Onias
Educadora, graduada em Magistério com especialização na Educação Infantil, licenciada em Pedagogia pela Universidade São Marcos. Concluiu o curso de extensão universitária Pedagogia por Projetos de Trabalho no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
Atriz, realizou o curso de formação de ator no Centro Cultural Saavedra, Buenos Aires, e no Teatro Pirandello, em São Paulo. Contadora de histórias e cocriadora da Cia. Leque de Histórias.
Trabalhou como professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, em escolas da rede privada de ensino, e também ministrou aulas de Espanhol na Instituição Senac.
Atuante no grupo Musicantes durante dez anos, com a coordenação do musicólogo Carlos Kater. Elaborou e atuou em apresentações sobre a cultura popular brasileira em escolas, hospitais, instituições, SESCs, parques, praças públicas, brinquedotecas e bibliotecas municipais.
Atualmente trabalha como professora de reforço escolar (Oficina de linguagem) e arte-educadora no Projeto Social Cervantes Solidário, do Colégio Miguel de Cervantes. Ela atua também no curso extra do Colégio Miguel de Cervantes, o Quixotes Solidários.
Leky ama viajar e contemplar a natureza.
Dê Portela
Dê Portela é músico multi-instrumentista autodidata, especializado em pífanos e percussão. Trabalha na área da musicalização infantil há 19 anos. No projeto Cervantes Solidário, desde 2010, atua em parcerias com hospitais infantis, escolas públicas e CCAs.
A longa experiência na área do ensino de música fez com que se especializasse na difusão da música e da cultura popular brasileira na educação de crianças e adolescentes. No CCA São Mateus, criou um grupo de percussão inspirado na influência do Samba de Coco, do Maracatu e de outros ritmos tradicionais brasileiros. Em seus cursos e oficinas, também ensina como construir instrumentos musicais reutilizando materiais recicláveis. Elaborou e atuou em apresentações sobre a cultura popular brasileira em escolas, hospitais, instituições, SESCs, parques, praças públicas, brinquedotecas e bibliotecas municipais.
Além da musicalização para as crianças menores, se dedica ao ensino de violão e de flauta. Na educação infantil e na Casa da Paz, se dedica a introduzir os alunos e educadores ao universo musical.
Portela atua também como produtor e diretor artístico, desenvolve trilhas sonoras para danças, curtas-metragens e audiobooks. Tem preferência pela musicalização de contações de história da literatura brasileira e seus folclores. Participou do projeto Ateliê Livre, oriundo da Lei Aldir Blanc, com a performance Paisagem Sonora. Atualmente tem estudado sobre a união da música, das formas, cores e movimentos e da sustentabilidade para o aprendizado e musicalização de crianças com deficiências. Seu prazer está em manter a busca ativa por novas possibilidades e sonoridades, pesquisando esses elementos em acervos musicais de povos e culturas que influenciam o patrimônio musical brasileiro.
Henrique de Paula Oliveira Silva
Foi aluno do Cervantes Solidário quando estudava na EMEF Alípio Correa Neto. Também participou do Programa Jovem Aprendiz no Colégio Miguel de Cervantes. Trabalhou como assistente do professor Jonatas e hoje compõe o time de professores do Programa Cervantes Solidário.
Possui licenciatura e bacharelado em Educação Física e pós-graduação em Psicomotricidade. Fez cursos de capacitação em Minibasquete, na Meder Rosário, de Treinador de basquete feminino, na FIBA/CBB, de Esporte, competição e desenvolvimento humano, no CEPEUSP, de Atletismo, na escola da Confederação Brasileira de Atletismo, e de Esporte Educacional, no Instituto Esporte e Educação.
Trabalhou ainda como voluntário no programa Jogadeira, ação idealizada pelo Instituto Esporte e Educação em parceria com a Nescau (Nestlé). Também atuou no evento nacional Esporte na Rua, organizado pela Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), parceira da Nike e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Henrique é apaixonado por basquete e também gosta de games virtuais.
Rodrigo Santos
Bacharel em Relações Internacionais, pós-graduado em Ciências Humanas e Sociais. Atuou em empresas e também em organizações da sociedade civil sociais e educacionais. Tem experiência direta na atuação com o público, principalmente pessoas em situação de alta vulnerabilidade social. É entusiasta da educação e das oportunidades que esta traz na vida dos que mais necessitam. Adora estudar e aprender coisas novas. Ama livros e o universo que se abre a partir deles, assim como viajar e estar em contato com outras culturas, realidades e povos.