ENSINO FUNDAMENTAL II

Ciclo de formação para famílias

Palestra promove reflexão sobre autoridade e vínculos

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 13 de abril de 2024.

No dia 13 de abril, no teatro do Colégio, as famílias dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram de uma palestra inspiradora com Adriana Melo Ramos*, renomada especialista em Educação e gestora da Convivere Mais**. Com o tema “Autoridade e a construção de vínculos e limites: a parceria entre família e escola”, o encontro proporcionou uma hora de reflexão profunda sobre o tipo de pessoas que desejamos formar.

A palestra faz parte do programa do ciclo de formação e diálogos para as famílias, organizado pela orientação pedagógica do Colégio Miguel de Cervantes. A iniciativa prevê encontros de especialistas durante o ano, nas reuniões de pais, e tem como objetivo propiciar momentos de reflexão sobre educação e relacionamento, visando ao desenvolvimento socioemocional das dos nossos alunos.

Durante o evento, a palestrante enfatizou a importância do respeito e do exemplo, além de abordar o desenvolvimento moral e os conceitos de anomia, heteronomia e autonomia. Adriana destacou ainda a relevância da regulação na infância sobre o que é certo e errado, ressaltando que a referência adulta, em primeiro lugar, é a família, seguida pela escola. “Com a adolescência, os colegas passam a ser a referência, o que acarreta mais questionamentos. O questionamento, porém, é normal, esperado e muito positivo, um sinal de desenvolvimento. O importante é que seja respeitoso”, comenta.

Ela ressaltou que os pais devem estabelecer uma relação de confiança com os filhos, sem deixar de impor limites, e enfatizou que, independentemente dos valores familiares, o respeito às diferenças e a convivência com a diversidade colaboram para a formação de pessoas tolerantes.

Além disso, Adriana abordou que os adultos de referência devem manter uma coerência de orientações, sem desautorizarem uns aos outros perante os jovens, e agir da mesma forma em relação à escola. Ela afirmou também que a relação entre família e escola deve ser pautada pela comunicação e confiança.

Ao final, a educadora respondeu às perguntas das famílias, proporcionando uma troca enriquecedora de conhecimento e experiências. Sua abordagem sensível e esclarecedora deixou uma marca positiva, promovendo reflexões valiosas sobre a formação e o desenvolvimento dos nossos alunos.

*Adriana de Melo Ramos atua como Gestora da Convivere Mais, é pós-doutora em Formação de Professores pela UNICAMP, doutora em Educação pela mesma universidade, pesquisadora e membro de grupos de estudos e pesquisas em educação moral, além de coordenar cursos de pós-graduação e lecionar no curso de Pedagogia no Instituto Vera Cruz. Contribui em grupos de pesquisa renomados, como o GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – UNICAMP/UNESP), NPEEI (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Infância – Instituto Vera Cruz) e GT Psicologia e Moralidade (ANPEPP). Além disso, Adriana é responsável pela implementação, coordenação e desenvolvimento do programa “Convivência Ética na Escola” em diversas redes e escolas públicas e particulares de várias regiões do Brasil.

** www.conviveremais.com.br