INSTITUCIONAL
31º Seminário de Espanhol no Brasil – País convidado: Colômbia
Mais de 150 profissionais de Educação e estudantes de língua espanhola compareceram ao evento
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 23 de abril de 2024.
Mais uma vez, o Colégio Miguel de Cervantes foi sede do tradicional Seminário de Espanhol no Brasil, evento organizado pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes. A abertura, no dia 19 de abril, contou com a presença da embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios, do cônsul-geral da Espanha, Pablo Montesinos-Espartero, da Cônsul-geral da Colômbia em São Paulo, Ana Laura Acosta Orjuela, da conselheira de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Yolanda Rodríguez, entre outras autoridades que prestigiaram o evento.
Para dar as boas-vindas a todos, o diretor-geral do Colégio, Jorge Berné, agradeceu a presença e passou a palavra à embaixadora, que destacou a importância e o crescimento da língua espanhola no Brasil e no mundo e falou sobre a qualidade dos temas das comunicações inscritas no Seminário. Em seu discurso, a cônsul da Colômbia também ressaltou a importância da diversidade de países participantes ao longo dos anos, os quais agregaram suas experiências. A conselheira de Educação da Espanha destacou as ações de colaboração do Escritório de Educação da Espanha no Brasil para expansão, desenvolvimento e acesso do ensino de espanhol no país.
A conferência inaugural foi proferida por Javier Muñoz-Basols, professor das Universidades de Oxford e Sevilla, com o tema De la competencia léxica a la competencia idiomática en la enseñanza de lenguas.
Ao final, a programação contou com o momento especial de celebração da entrega dos prêmios do concurso Colégio do Ano em Espanhol, que esse ano celebrou sua quinta edição.
Para o segundo dia do Seminário, a palestrante convidada foi a professora Gloria Viviana Nieto Martín, do Instituto Caro y Cuervo da Colômbia. A professora ministrou a palestra Materiales didácticos de español para extranjeros, indígenas y sordos: la serie ELE/2 del Instituto Caro y Cuervo.
Na sequência, o conselheiro de Cultura da Embaixada da Espanha, José Miguel de Lara Toledo, apresentou a atuação no Brasil da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, a qual tem como objetivo a promoção da língua e cultura espanholas no exterior. Na sequência, a conselheira de Educação da embaixada da Espanha, Yolanda Rodríguez García, também apresentou as ações de apoio do Escritório de Educação para o ensino de espanhol no Brasil.
Durante todo o sábado, 27 apresentações de trabalhos, realizadas por mais de 40 profissionais, enriqueceram o evento.
Para o encerramento, os organizadores proporcionaram uma divertida contação de histórias com o arte-educador colombiano Juan Manuel Ocampo (Juanito – @artistajuanito). Além disso, foram sorteados livros aos participantes.