PROGRAMA DO DIPLOMA
Exibição de Teoria de Conhecimento
Por: Cristina de Francesco, Giovane Silva e Rocío Eiras
No último dia 18 de junho, os alunos do segundo ano do Programa do Diploma realizaram a sua Exibição de Teoria de Conhecimento (ou a ToK Exhibition, já que a disciplina é ministrada em inglês). Essa atividade faz parte da avaliação da disciplina Teoria do Conhecimento (ToK), um componente central do Programa do Diploma do Bachillerato Internacional (IB). Organizada pelos professores de ToK do Colégio Miguel de Cervantes, Giovane Rodrigues Silva e Cristina Lage de Francesco, a exibição foi um momento de aprendizagem para alunos e professores, desenvolvimento das suas habilidades de comunicação e valorização do trabalho dos alunos.
A exibição é a culminação de um processo que exige todo um ano de preparo. Inicialmente, os alunos são convidados a olhar para o mundo ao seu redor, buscando objetos que lhes permitam falar e refletir sobre a produção, a transmissão e a aquisição de conhecimento — tanto em suas vidas cotidianas quanto em sua vivência escolar. Mais tarde, eles são introduzidos ao uso das “perguntas de conhecimento”. Trata-se de questões abertas e abstratas, que servem como ignição para a reflexão acerca de temas como tecnologia, política, religião, linguagem, sociedades indígenas e, de modo ainda mais geral, a posição do “conhecedor” em sua relação com o conhecimento.
Ao final do primeiro ano do Programa do Diploma, os alunos montam uma exibição, a qual, primeiramente, mostra como o conhecimento se manifesta em seu mundo. Além disso, é estimulada a reflexão sobre essas manifestações por meio dos conceitos e das técnicas da disciplina Teoria do Conhecimento. O resultado final: três objetos são exibidos e, diante de uma audiência, os jovens exibidores são chamados a conectar esses elementos do mundo real a uma questão de conhecimento previamente selecionada por eles.
Assim, todos os quarenta alunos do Programa do Diploma das turmas de 2º D e E exibiram seus trabalhos às turmas que iniciarão o Programa do Diploma no próximo mês de agosto, os 1ºs anos D e E. Na audiência também estiveram os alunos do 3º que já passaram pelo Programa do Diploma e professores das mais diversas disciplinas. Essa experiência permitiu aos alunos colocar à prova suas escolhas de objeto e sua capacidade de estabelecer relações relevantes com os mais diversos e complexos temas, que vão desde a possibilidade de adquirir certezas na busca pelo conhecimento, passando pelo papel transformador que o contexto exerce na sua divulgação, até chegar aos limites éticos a serem respeitados na sua produção.
Essa é a primeira avaliação oficial realizada pelas turmas do Programa do Diploma, que farão suas provas oficiais apenas em maio de 2025. Trata-se, assim, de um momento importante de sua trajetória, que já mostra o quão preparados eles estão para os desafios que ainda virão.