Questões da violência no cotidiano escolar, social e familiar / Reflexiones sobre la violencia en el cotidiano escolar, familiar y social.
INTRODUCCIÓN AL TEMA: Reflexiones sobre la violencia.
Hemos observado en niños y adolescentes el aumento de un comportamiento antisocial y agresivo, aliado a la falta de límites y a la dificultad de afrontar estos aspectos por parte de los educadores (padres y profesores). Para este encuentro proponemos debatir estas cuestiones y pensar posibles intervenciones.
Propuesta: Reflexiones sobre la violencia en el cotidiano escolar, familiar y social.
En la convivencia diaria, en el ámbito escolar, familiar y/o social, los niños y adolescentes están expuestos a gran variedad de mensajes, actitudes y comportamientos que se caracterizan por la agresividad y falta de respeto. La dificultad para entender derechos y deberes en la relación de convivencia y la dificultad para poner límites por parte de los educadores son dos factores importantes e imprescindibles para que la relación humana se construya en la tolerancia y en el respeto a la individualidad y a la diversidad. Para reflexionar sobre estas cuestiones, invitamos a todos los padres a una mesa redonda con Psicopedagoga, Psicoanalista y Titulada en Psicología Ana Lisete Frontini Pereira Rodrigues e Psicoanalista clínica e institucional y Titulada en Psicología Social Flávia Blay Levisky, el próximo sábado, 26 de noviembre a las 9h, en el anfiteatro del colegio.
INTRODUÇÃO AO TEMA: Questões da violência
Temos acompanhado, entre crianças e adolescentes, o crescimento de comportamentos desrespeitosos e agressivos, aliados à falta de limites e à dificuldade de lidar com esses aspectos por parte dos educadores (pais e professores). Para nosso encontro propomos discutir tais problemas e pensar em possíveis intervenções.
Proposta: Questões da violência no cotidiano escolar, social e familiar. Na convivência do dia a dia, no âmbito escolar, social e familiar, crianças e adolescentes estão expostos a uma variedade imensa de mensagens, atitudes e comportamentos que são caracterizados pela agressividade e pela falta de respeito. A dificuldade em entender direitos e deveres na relação de convívio e a dificuldade de colocação de limites por parte dos educadores são dois fatores importantes e imprescindíveis para que a relação humana se construa na tolerância e no respeito à individualidade e diversidade. Para refletir sobre essas questões, convidamos todos os pais para uma mesa-redonda com a Psicopedagoga, Psicanalista e Mestre em Psicologia Ana Lisete Frontini Pereira Rodrigues e a Psicanalista clínica e institucional e Mestre em Psicologia Social Flávia Blay Levisky, no
próximo sábado, 26 de novembro às 9h, no anfiteatro do Colégio.
Ana Lisete Frontini Pereira Rodrigues
Formada pelo Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Psicologia. Formação Psicanalítica. Desenvolve trabalho clínico. Conciliadora e Mediadora. Vice-Presidente da ABPp 1992/1994. Diretora Cultural e Conselheira da ABPp 1999/2000. Membro do ANDEA (Associação Nacional de Dificuldade de Ensino e Aprendizagem).
Psicanalista clínica e institucional. Mestre em Psicologia Social pela USP. Psicóloga graduada pela PUC/SP. É membro do Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae, integrante do Grupo Acesso – Estudo, Intervenção e Pesquisa em adoção da Clínica do Instituto Sedes Sapientiae e Consultora do Instituto Avisa Lá – Formação Continuada de Educadores. Foi Assessora do Projeto Abrace seu Bairro (prevenção de violência em escolas) e da Assessoria da Escola Vera Cruz a outras instituições; Coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I em escolas da rede particular de ensino e Formadora de gestores da rede pública pela Secretaria Municipal de Educação, tendo atuado na área escolar por mais de 15 anos.
Algumas fotos do nosso encontro: