INSTITUCIONAL

Celebração da Festa da Hispanidad 2024:

um tributo à língua espanhola
Por: Tatiana Maria de Paula Silva Fardo | 30 de setembro de 2024. 

No dia 28 de setembro, nossa comunidade celebrou com grande entusiasmo a Festa da Hispanidad, cujo tema foi “Espanhol como língua das artes e ciências”. O evento destacou a riqueza e diversidade da língua espanhola, fundamental para nossa identidade como escola. Mais de 5 mil pessoas assistiram aos trabalhos e apresentações de nossos alunos, prestigiados pelo Colégio. 

Durante essa jornada especial, os estudantes apresentaram uma série de trabalhos que abordaram diferentes aspectos do idioma e da cultura hispânica. As exposições ocorreram em diversas áreas da escola, organizadas por níveis educacionais. Os mais novos, da Educação Infantil e 1º ano, prestaram homenagem a Ángeles Alvariño com o tema “O fundo do mar”, apresentando criaturas como tartarugas, águas-vivas, polvos e estrelas-do-mar. 

Os alunos do 2º e 3º anos exploraram as “Invenções espanholas”, destacando contribuições de figuras como Isaac Peral, Leonardo Torres Quevedo e Juan de la Cierva. No recorte temático abarcado pelas turmas de 4º e 5º anos, foram abordados temas criativos que incluíam invenções, greguerías e poesia visual. 

Os estudantes do 6º e 7º anos discutiram o tema “Mecanópolis: impulsionando o futuro”, refletindo sobre a arquitetura espanhola e seu compromisso com o meio ambiente. Por fim, os alunos do 8º e 9º anos apresentaram “Ciências e linguagens”, explorando o esporte nos países hispanofalantes e outros temas contemporâneos. 

Os alunos do curso extra Quijotes Solidarios venderam doces para arrecadação de fundos destinados à ONG Nosso Olhar, dedicada a apoiar crianças e jovens com síndrome de Down, promovendo inclusão e maior conscientização por parte da sociedade. Houve também uma exposição dinâmica dos trabalhos do curso extra de Robótica. 

O evento contou ainda com uma série de apresentações musicais que animaram os convidados e celebraram a herança cultural hispânica. As apresentações incluíram músicas dos alunos do 1º ano, como América e As ondas do mar. Os mais novos, da Educação Infantil 5, interpretaram Um barquinho de casca de noz e músicas antigas de Castela e Leão. Por sua vez, os alunos da Educação Infantil 4 se divertiram com Três peixinhos, além de uma canção a Miguel de Cervantes. Já a Educação Infantil 3 cantou O barquinho chiquitito e outras melodias.  

Para o encerramento, o evento contou com a presença de diversas autoridades. O diretor-geral, Jorné Berné, fez um discurso abordando a relevância do tema e do tradicional evento que celebra a união das culturas brasileira e espanhola. Para finalizar, os alunos do 6º e 7º anos atuaram em uma apresentação musical que discutiu a importância das línguas portuguesa e espanhola, além de mencionar personagens como os reis de Portugal e da Espanha. Na apresentação, os estudantes revelaram a alquimia das palavras e das melodias. 

Esse evento foi uma bela oportunidade para nos unirmos como comunidade, celebrar a língua que nos une e reconhecer a importância do espanhol para o desenvolvimento cultural, técnico e científico da humanidade. Agradecemos a dedicação e entusiasmo de todos os participantes, assim como à comunidade cervantina pelo apoio incondicional nessa celebração.