ENSINO MÉDIO

Congresso Hispanidad 2024 

Ensino Médio celebra o espanhol como língua das artes e ciências

Por: Ruan Santos | 28 de outubro de 2024

Nos dias 10 e 11 de outubro, o Colégio promoveu mais uma edição do Congresso Hispanidad. Após semanas de preparação e mais de 40 trabalhos apresentados, o evento – realizado pelo Ensino Médio – foi norteado pelo tema “Español como lengua de artes y ciências”. Referenciados por tal temática, os alunos deram enfoque à mescla cultural entre o idioma e a sociedade. Produções artísticas e literárias, além de assuntos da atualidade (como geopolítica e mundo digital) também foram pautas de trabalhos.

Os projetos apresentados nos dois dias se destacaram pela criatividade e boa aplicação dos conceitos teóricos aprendidos em sala. Durante o Congresso, os professores tiveram a missão de eleger três melhores trabalhos, baseando-se no conteúdo, coerência com o tema e expressividade. Os eleitos foram os trabalhos “Origen Genético de los Vascos”, do 1º ano, “Don Quijote y la Medicina”, do 3º ano, e a abordagem de um projeto do 2º ano voltado às memórias da língua espanhola e à afetividade expressa em obras audiovisuais de culturas hispânicas. Os três grupos realizaram uma apresentação para os demais alunos, a qual aconteceu no teatro do Colégio. 

Na dinâmica do Congresso, os alunos se dividem com projetos e assumem responsabilidades que visam à prestação de suporte mútuo no dia do evento. Neste ano, eles puderam contar com uma novidade na estrutura dos trabalhos: o Grupo de Logística. Composto por estudantes do 3º ano, a equipe atuou como uma assistência operacional para organizar os horários, locais e atividades.

Já na programação cultural, os alunos prestigiaram a peça de Federico García Lorca intitulada “La Casa de Bernarda Alba”, uma comovente história interpretada pela companhia de teatro Os Satyros. A versão adaptada trouxe ao palco uma apresentação preenchida de experiências sensoriais, com efeitos sonoros e de luzes. A adaptação do roteiro aguçou a perspectiva do espetáculo com elementos extras e a percussão corporal. Os instrumentos musicais e a estética do surrealismo espanhol proporcionaram a dramatização em cena.

Entre as outras propostas da programação, os alunos também tiveram uma palestra com o professor e escritor uruguaio Fabian Severo, apresentada por videoconferência. Com o tema “Fronteramente: a arte de viver na fronteira das palavras”, Severo explicou as possibilidades de crescimento e aprendizado que obteve ao nascer e crescer na fronteira de dois países: Brasil e Uruguai.

A variedade de trabalhos produzidos e as diferentes abordagens demonstraram o sucesso do planejamento construído nas últimas semanas. A celebração para a construção do conhecimento é uma etapa importante na formação de qualquer grupo escolar, e os alunos do Ensino Médio demonstraram um compromisso significativo com os projetos.

O Colégio parabeniza todas as equipes e professores pela bela celebração da Hispanidad 2024.